terça-feira, 29 de setembro de 2009

45 anos de Mafalda


A heroína de BD do desenhador argentino Quino completa hoje 45 anos. Embora este tenha deixado de desenhar a personagem desde 1973, ela permanece conhecida como um ícone do humor global.

Já com direito a uma estátua em Buenos Aires, Mafalda promete encantar gerações por tempo indeterminado. Afinal, há coisas que nunca mudam.

Au Revoir Simone - Shadows

O gabado videoclip de "Shadows" por David Lynch, do álbum Still Night, Still Light das Au Revoir Simone chega aos espectadores. Realizado por Brendan Colthurst e Vikram Gandhi, o vídeo mostra planos simples e subtis das artistas a tocar e cantar.

Roman Polanski detido por violação


Polanski chegara no sábado à Suíça para participar no Festival de Cinema de Zurique, onde ia ser homenageado. Logo no aeroporto foi preso, em cumprimento de um mandado internacional de captura emitido apenas em 2005 pelas autoridades americanas. A ministra da Justiça suíça diz que "não tinha outra solução", mas os governos de Varsóvia e de Paris entenderam-se para pedirem, em conjunto, a libertação de Roman Polanski. O realizador franco-polaco, apanhado nas malhas de um processo por violação que o levara há 31 anos a fugir dos Estados Unidos, arrisca-se a ser extraditado e eventualmente a ser condenado a uma pena pesada. Refere ainda que "A Suíça não sofreu quaisquer pressões dos EUA. A política não tem nada a ver com isto", justificando ter apenas dado cumprimento ao acordo de extradição existente com os EUA.

A alegada violação de 1977 em Los Angeles terá decorrido na casa do actor Jack Nicholson, a uma menor de 13 anos. Após a queixa apresentada então pelo pai da menor, o realizador confessou-se culpado de "relações sexuais ilegais" e passou um mês e meio na prisão. Terá sido por problemas decorrentes deste incidente que o realizador fugiu para a Europa em 1978, vivendo em França desde então.

Depois de os organizadores do festival terem adiado a homenagem preparada, multiplicaram-se os sinais de aopio em relação a Polanski.

sábado, 26 de setembro de 2009

Começa hoje IMAGO X





Para ver a programação dos restantes dias, visitar site oficial

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Bolañomania


Desde o ano passado que a crítica dos suplementos literários dos jornais de referência americanos e ingleses começou num non-stop de elogios a uma obra com cerca de mil páginas acabada de publicar, com o bizarro título 2666. O escritor do livre tinha naturalidade chilena e era praticamente desconhecido.

Hoje em dia metade do mundo da literatura sabe o nome de Roberto Bolaño. A sua recente obra foi já colocada por vários no altar de "o primeiro grande romance do século XXI", sendo inclusivamente já equiparado a autores como Proust, Musil ou Joyce. A verdade é que a dimensão deste sucesso se consegue ver por exemplo, nas traduções que já tem conquistado. Se soubermos que menos de 5% da literatura de língua inglesa é traduzida, conseguimos perceber melhor que para um livro vindo do Chile em castelhano, este sucesso é estrondoso. Se o autor não tivesse morrido em Barcelona em 2003, provavelmente teria já uma grande colecção de prémios.

É amanhã que esta obra monumental dividida em cinco grandes partes chega às livrarias do nosso país. Hoje a Livraria Ler Devagar tem a iniciativa de dar a conhecê-la através de leituras suas por Soraia Chaves, Carla Bolito, António Pedro Vasconcelos, José Eduardo Agualusa, Tiago Gomes e Carlos Vaz Marques e análise crítica de José Mário Silva, ao som de mariachis e ao gosto de margaritas, shots e acepipes mexicanos.

Sinopse:
O que liga os quatro germanistas europeus (unidos pela paixão física e pela paixão intelectual pela obra de Benno vo Archimboldi) ao repórter afro-americano Oscar Fate, que viaja até ao México para fazer a cobertura de um combate de boxe? O que liga este último a Amalfitano, um professor de filosofia, melancólico e meio-louco, que se instala com a filha, Rosa, na cidade fronteiriça de Santa Teresa? O que liga o forasteiro chileno à série de homicídios de contornos macabros que vitimam centenas de mulheres no deserto de Sonora? E o que liga Benno von Archimboldi, o secreto e misterioso escritor alemão do pós guerra, a essas mulheres barbaramente violadas e assassinadas? 2666. Para se ler sem rede - como num sonho em que percorremos o caminho que nos poderá levar a todos os sítios possíveis.

Roubo na Casa-Museu Magritte


Ontem de manhã Olympia, pintura 60x80cm de 1948 do nu de Georgette Magritte (mulher de René Magritte) à beira-mar, foi roubada da casa-museu do artista em Jette, na zona oeste de Bruxelas. Os autores do crime terão sido dois homens aparentemente bem-educados, dos quais um tocou à campainha pelas 10.00h, apresentando-se à porta do museu e pedindo para visitar a colecção. Como a casa-museu só pode ser visitada por marcação, a entrada foi-lhe negada. A este ponto, o sujeito terá ameaçado o guarda do museu com uma pistola e chamado um cúmplice, para roubarem o quadro a óleo.
No edifício encontravam-se cinco pessoas: três funcionários e dois turistas japoneses, que foram fechadas num pátio interior e obrigadas a ficar de joelhos. Os assaltantes fugiram primeiro a pé e depois de automóvel. Ainda assim, não houve feridos, uma vez que os ladrões não foram agressivos nem dispararam as armas. O alarme soou quando o vidro protector do quadro foi partido, mas a polícia já não chego ua tempo. Os retratos-robô dos criminosos estão já a ser processados. As únicas informações que se sabem são que roubaram de cara destapada, que um falava francês, mas o outro só dialogava em inglês.

O valor da obra é incerto, podendo estar entre os 750 mil e os 3 milhões de euros.

U2 voltam a actuar em Portugal


O dia é 2 de Outubro de 2010, aproximadamente cinco anos após a sua actuação no Estádio de Alvalade em Lisboa. Desta vez escolheram o Estádio Cidade de Coimbra.

Kings of Convenience - Boat Behind

Após cinco longos anos de espera, o duo norueguês Kings of Convenience apresenta o seu terceiro álbum Declaration of Dependence, a editar dia dia 2 de Outubro, com o single "Boat Behind". O bonito e divertido videoclip faz juz ao título com uma viagem pela estrada...de barco.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Tate homenageia Pedro Costa


A Tate Modern em Londres vai prestar homenagem, entre o próximo dia 25 e dia 4 de Outubro, ao realizador português Pedro Costa com uma retrospectiva completa da sua obra. Será complementada por quatro programas de filmes que inspiraram o autor de Ossos. A revista Sight & Sound dedica também um dossier de 6 páginas a Pedro Costa, enquanto que o jornal diário The Guardian o apelida de "o Samuel Beckett do cinema". A retrospectiva da Tate abre com No Quarto da Vanda, apresentado pelo realizador.

para mais informação, consultar site oficial da Tate Modern

adaptado de DN

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

61ºs Emmy - Os Vencedores


Melhor Série Dramática
Mad Men

Melhor Série Cómica
30 Rock

Melhor Actor de Série Dramática
Bryan Cranston, de Breaking Bad

Melhor Actriz de Série Dramática
Glenn Close, de Damages

Melhor Argumento de Série Dramática
Kater Gordon e Matthew Weiner, de Mad Men

Melhor Realizador de Série Dramática
Rod Holcomb, de ER

Melhor Actriz Secundária de Série Dramática
Cherry Jones, de 24 Horas

Melhor Actor Secundário de Série Dramática
Michael Emerson, de Lost

Melhor Programa de Variedades, Musical ou Comédia
The Daily Show with Jon Stewart

Melhor Música Original
Hugh Jackman pela apresentação de abertura dos Oscars 2009

Melhor Argumento para Programa de Variedades, Musical ou Comédia
The Daily Show with Jon Stewart

Melhor Realizador de Programa de Variedades, Musical ou Comédia
Bruce Gowers, de American Idol

Melhor Mini-série
Little Dorrit

Melhor Filme feito para Televisão
Grey Gardens

Melhor Actriz de Mini-série ou Filme feito para Televisão
Jessica Lange, de Grey Gardens

Melhor Realizador de Mini-série, Filme ou Especial Dramático
Dearbhla Walsh, de Little Dorrit

Melhor Argumento de Minissérie, Filme ou Especial Dramático
Andrew Davies, de Little Dorrit

Melhor Actor de Mini-série ou Filme
Brendan Gleeson, Into the Storm

Melhor Actor Secundário de Mini-série ou Filme
Ken Howard, de Grey Gardens

Melhor Actriz Secundária de Mini-série ou Filme
Shohreh Aghdashloo, de House of Saddam

Melhor Reality Show Competitivo
The Amazing Race

Melhor Apresentador de Reality Show ou de Reality Competitivo
Jeff Probst, de Survivor

Melhor Actor de Série Cómica
Alec Baldwin, de 30 Rock

Melhor Realizador de Série Cómica
Jeffery Blitz, de The Office

Melhor Actriz de Série Cómica
Toni Collette, de United States of Tara

Melhor Actor Secundário de Série Cómica
Jon Cryer, de Two And A Half Men

Melhor Argumento de Série Cómica
Matt Hubbard, de 30 Rock

Melhor Atriz Secundária de Série Cómica
Kristin Chenoweth, de Pushing Daisies

domingo, 20 de setembro de 2009

Hoje é noite de Emmy

Muse - Uprising

E aqui chega o primeiro teledisco retirado de The Resistance, novo álbum dos britânicos Muse. O grande regresso da banda com "Uprising" é assinalado com um mundo de brinquedos e ursos de pelúcia assassinos.

Queer Lisboan 13 - 2009

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Aviso

Durante uma semana, até dia 19 de Setembro, o Estado d'Arte permanecerá desactualizado por motivos de viagem.

Obrigado

A Casa-Poema


A 16 de Setembro, a Casa Fernando Pessoa transforma-se num poema, por dentro e por fora. Fachada exterior e paredes albergarão inúmeras versões de uma só ode de Ricardo Reis, heterónimo de Fernando Pessoa. A inauguração da Casa-Poema será acompanhada, durante o dia, de animação de rua. Às 19h30, actores da Tenda – Palhaços do Mundo dirão poemas de Pessoa, das janelas da Casa Fernando Pessoa para a rua em frente. Pelas 21h30, na mesma rua, terá lugar o espectáculo musical Flak + Amigos, e às 22h30 a peça de teatro Todos os Casados do Mundo são Mal Casados, dramaturgia de Inês Pedrosa a partir de textos de Ovídio e Fernando Pessoa, encenada e interpretada por Diogo Dória.

"Athlete's Series" de Andy Warhol roubada


Retratos da Athlete's Series de Andy Warhol, que incluem o futebolista brasileiro Pelé, o pugilista Muhammad Ali e o jogador de futebol americano O. J. Simpson são algumas das obras de arte que foram roubadas naquele que foi o maior assalto a uma resid~encia em Los Angeles nos últimos dez anos. A casa era de Richard Weisman, empresário e amigo do artista, que os tinha encomendado a Warhol em 1977. A série de dez peças consistia, como já foi referido, no retrato dos mais famosos atletas do momento, tendo sido concebida entre 1977 e 1979. O valor é desconhecido ainda, mas falam-se em vários milhões de dólares.

O furto terá ocorrido entre os dias 2 e 3 de Setembro, quando o empresário estava em viagem e a casa se encontrava fechada, tendo mais tarde sido deecoberto pela ama. As pinturas estavam expostas na sala de jantar e não foram encontrados vestígios de entrada forçada. O ladrão sabia então perfeitamente como entrar na residência de Weisman e sobretudo o que roubar, já que só levou os retratos dos desportistas, excluindo outras obras de arte igualmente valiosas como outras peças de Warhol por exemplo.

Richard Weisman está a oferecer uma recompensa de um milhão de dólares por qualquer informação que conduza à recuperação da Athletes Series. Don Hyrcyk, especialista em rouos de arte, afirma que "É muito difícil dar saída a obras desta importância(...) De acordo com a minha experiência, serão achados. É apenas uma questão de tempo" .

domingo, 13 de setembro de 2009

Lebanon vence em Veneza


O filme do israelita Samuel Maoz, que retrata a sua experiência no conflito entre Israel e o Líbano em 1982, ganha assim a 66ª edição do Festival de Cinema de Veneza.

JÚRI DA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Leão de Ouro
“Lebanon”, de Samuel Maoz

Leão de Prata
“Women Without Men”, de Shirin Neshat

Grande Prémio do Júri
“Soul Kitchen”, de Fatih Akin

Melhor Actor
Colin Firth em “A Single Man”

Melhor Actriz
Ksenia Rappoport em “The Double Hour”

Prémio Marcello Mastroianni para Jovens Actores
Jasmine Trinca em “The Big Dream”

Melhor Screenplay
Todd Solondz, por “Life During Wartime”

Contribuição Técnica para Design do Set
Sylvie Olive, por “Mr. Nobody”

OUTROS JÚRIS
Leão do Futuro Luigi De Laurentiss
“Engkwentro”

Documentário Horizontes de Veneza
“1428″, de Du Haibin

Menção Especial Horizontes de Veneza
“The Man’s Woman and Other Stories”, de Amt Dutta

Uma das surpresas foi sem dúvida A Single Man, primeiro filme do estilista Tom Ford. O júri, presidido por Ang Lee, atribui a Taça Volpi de melhro actor a Colin Firth pela excelente performance na película. Aqui fica o trailer:

sábado, 12 de setembro de 2009

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Coca-Cola Light Gosta de Ti


A designer Catarina Pestana, cuja peça "Coca Cola Light gosta de ti!" , que criou para uma das exposições da bienal ExperimentaDesign'09, foi retirada por imposição da Coca-Cola por incluir um vibrador, afirmou ao jornal Público que "Não vou destruir a minha peça". Já Guta Moura Guedes, directora da EXD'09, explicou que "a peça que Catarina propôs não correspondia ao briefing", o que "só foi verificado no dia em que a exposição abriu", (quarta-feira 10 Setembro à noite).

A peça consiste num manequim feminino dourado com um vibrador, que deveria fazer parte de uma exposição organizada com a Coca-Cola, no Lounging Space da bienal no Palácio Braamcamp, em Lisboa.

Segundo Moura Guedes, terá ficado acordado entre as duas que a peça não poderia integrar a exposição e que ambos os lados iriam "discutir em conjunto o briefing - como é hábito num processo criativo entre um designer ou arquitecto e o cliente ou, neste caso, o curador - e rever o trabalho proposto (...) uma diferença substantiva entre design, arquitectura e artes plásticas". O que era proposto no âmbito deste projecto Coca-Cola Light era um trabalho de design. Contudo, Pestana garante que no briefing não lhe terá sido dito que teria que fazer um objecto funcional e "não existia qualquer regra de conduta". Fez então "uma peça de comunicação (...) design emocional". A directora do estúdio DASEIN explica que aconteceu a obra foi censurada pela Coca-Cola, o que é inédito na bienal.

Quanto à peça, será transportada para o MUDE -Museu do Design e da Moda (MUDE) em Lisboa, frente ao qual se realizou ontem à noite um leilão da DASEIN., afirmo a directora que "Há já pessoas interessadas nela", incluindo Berardo.

adaptado de Ípsilon

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Outra semana de esperadas estreias

Abrazos Rotos, de Pedro Almodôvar




Sujidade e Sabedoria, de Madonna

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ExperimentaDesign'09


Esta bienal, que tem lugar habitualmente em Amsterdão e Lisboa, celebra já dez anos de vida, regressando à capital portuguesa com alguns dos mais conceituados críticos, curadores e criadores a nível internacional. Paola Antonelli (directora do MoMa de Nova Iorque) Alice Rawsthorn (directora do Museu do Design de Londres), o arquitecto Alejandro Aravena, Giulio Cappellini ou Konstantin Grcic são alguns exemplos a referir. São onze os espaços na cidade que acolhem até 7 de Novembro cerca de 71 eventos ao atodo. A designer Guta Moura Guedes está encarregada da organização, sob o tema geral "It´s About Time".

Na primeira semana da Bienal (9-13 Setembro) as manhãs da Experimenta Design serão preenchidas com as "Open Talks" no Mercado de Santa Clara/debates dirigidos ao público especializado, Já à tarde, vão ter lugar no Teatro Camões as "Conferências de Lisboa", dirigidas a um público mais vasto. Nos encontros com especialistas nacionais e internacionais, que irão promover a discussão/reflexão sobre design e arquitectura surgem também o designer gráfico Peter Saville, Dario Buzzini, Leif Huff, Alejandro Aravena, Julien de Smedt e também os portugueses Delfim Sardo, crítico de arte e o designer Fernando Brízio.

Contudo, há quatro exposições que são outra importante componente da programação do evento:
- Quick, Quick, Slow, comissariada por Emily King, irá mostrar no Museu Colecção Berardo um percurso da história do design gráfico e a crescente importância dos meios digitais.
- Pace of Design, mostra comissariada por Tulga Beyerle, revelará os efeitos dos contextos culturais na definição de diferentes utilizações do tempo, de Tóquio a São Francisco, passando por São Paulo.
- Lapse in Time, exposição comissariada por Hans Maier-Aichen, irá mostrar jovens designers que se situam no oposto da repetição, e que em vez de produzir objectos querem gerar conteúdos.
- Timeless será uma exposição que irá provar como se faz melhor com menos recursos.

A ExperimentaDesign'09 reserva ainda novidades como a realização de oito projectos especiais. Um deles envolve soluções de design para idosos, outro apoio a deficientes e ainda outro intervenção urbana no Jardim de Santos, também em Lisboa. Este último é um projecto de reabilitação do jardim por uma equipa de designers de luz, som, comunicação e sinalética e também de arquitectos paisagistas para torná-lo um espaço multifuncional. Está ainda previsto na programação um ciclo de cinema em co-produção com a Cinemateca Portuguesa, intitulado "Designmatography", com filmes sobre a relação entre a sétima arte e o tempo.

Para consultar programa, visitar site oficial

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Naked Boys Singing hoje no Estoril


Confuso com o título? A verdade é esta: oito rapazes, nús, que cantam. É já um espectáculo de Robert Schrock com doze anos, que estreou em 1999 no The Actor’s Playhouse (um teatro Off-Broadway). Fez já furor nos públicos mais variados de todo o globo, chegando a Portugal numa direcção de Henrique Feist e direcção musical de Nuno Feist.

Representando ao estilo vaudeville um conjunto de histórias que incidem na questão da nudez masculina com uma visão simultaneamente cómica e dramática, os rapazes alternam cenas individuais com outras em que se discutem temáticas como a sexualidade e religião, a masturbação, a contenção eréctil, a evocação de ícones do cinema e desporto, ou mesmo da música. Os actores preocupam-se muito com a reacção do público, não pretendendo deixar ninguém indiferente, aferindo que se trata de "um espectáculo diferente daquilo a que as pessoas estão habituadas".
Numa entrevista ao DN, Hugo Martins, um dos rapazes, afirmou que em relação a uma possível excitação ao longo do espectáculo "Temos notas na cabeça e coreografia no corpo. Vai ser difícil termos um deslize desses, embora tenhamos falado nisso nos primeiros ensaios"

A sessão tem início hoje no Casino Estoril pelas 22.00h e assim será de terça a sábado, mudando ao domingo para as 17.00h. Opreço é 20€ de terça a quinta e Domingos e 22€ sexta e sábado.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ai r- Sing Sang Sung

E chega o primeiro videoclip do single "Sing Sang Sung" do novo álbum dos franceses Air, Love 2, a ser editado em Outubro.

The Beatles: Rock Band


Na próxima quarta-feira, 9 de Setembro (09.09.09), a edição musical mais mediática do ano terá o seu primeiro dia de vendas. Falamos da remasterização da discografia integral dos Beatles: 14 álbuns e 2 caixas (uma com as edições em stereo, a outra com os discos em mono para coleccionadores. Mas há uma surpresa... Neste dia é também lançado o videojogo "The Beatles: Rock Band", que tem edição para a Microsoft Xbox, Sony Playstation 3 e Nintendo Wii. O objectivo é a simulação do acto de tocar as 45 canções dos Fab Four que estarão disponíveis, desde clássicos do início como "Twist & Shout" a derradeiras composições como "Come Together". A animação que introduz o jogo e que inclui várias etapas da carreira da banda, terá custado cerca de um milhão de euros.

O processo de elaboração de "The Beatles: Rock Band" foi supervisionado pelo filho do guitarrista George Harrison, Dhani Harrison, filho de George Harrison. Contudo, o dito projecto só terá avançado após a autorização de Paul McCartney, Ringo Starr e Yoko Ono. Foi pedido que o alinhamento de canções reflectisse as diferentes etapas da obra do grupo de Liverpool, tendo sido escolhidos os cenários/salas de espectáculos/estúdios de televisão e todos os detalhes necessários para a representação dos quatro elementos. Entres estes contam-se, por exemplo, o The Cavern (Liverpool), os estúdios Abbey Road (Londres), o palco do Ed Sullivan Show na televisão norte-americana ou o telhado do edifício sede da Apple (actuação em 1969, perto do fim da banda). A preparação da música para o jogo foi acompanhada por Allan Rouse, técnico dos estúdios Abbey Road que também comandou o trabalho de remasterização dos discos. Este explicou já em diversas conferências que esta série de lançamentos permitirá chamar a atenção para as gerações mais novas e claro, dos velhos admiradores.

"Sangue Frio" vence MoteLx

O filme Sangue Frio de Patrick Mendes, editado este ano, conquistou o Prémio Melhor Curta de Terror Portuguesa do MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror. Anunciado na sessão de encerramento, o júri do evento (Yves Montmayeur, António de Macedo e Tiago Guedes) atribuiu ainda uma menção especial à curta-metragem de Fernando Alle "Papá Wresling" (2009), dado que apenas com 19 anos, o aluno da Escola Superior de Teatro e Cinema da Universidade Técnica de Lisboa demonstrou muita versatilidade.

Sangue Frio conta com interpretação de Andresa e Lígia Soares e fotografia de Paulo Abreu, contando a relação de uma mulher com um espantalho. Mendes tem trabalhado com realizadores como Eugène Green, João Canijo, Pedro Costa ou Werner Schroeter e irá receber 1.500 euros e um fim-de-semana numa das unidades da cadeia Hotéis Belver (patrocinador do certame cinematográfico dedicado ao terror) como prémio.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A Dança dos Paroxismos


Eram 22.00h no cinema São Jorge. O filme A Dança dos Paroxismos (emprestado pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema) de Jorge Brum de Canto começa a ser projectado e com o seu início ouve-se o som de uma banda sonora...Esta, foi criada propositadamente pela colaboração do "faz-tudo" Paulo Furtado com Rita Redshoes. O convite foi feito ao Legendary Tiger Man pela organização do MoteLx e pelo que se viu, uma boa opção. O som encaixava perfeitamente no filme vanguardista. Linhas de cordas soltas e repetidas de guitarra em ambiência, entrecruzadas por um teclado compassado e que por vezes ganhava um novo rumo, aproximando-se do piano clássico. Batidas suaves e adequadas e sons de ambiente, inesperadamente não tardaram a completar o som. A banda sonora teve em atenção cada segundo do filme e cada troca de planos, pelo que se pode afirmar um bom trabalho. Não terá sido fácil fazê-lo para esta complexa película vanguardista dos finais da década de '20. Os planos em que se filmava a natureza, as faces humanas em tempo mais do que o normal, os gestos e o horizonte eram intercalados com as legendas de filme mudo que naquela época nos eram apresentadas. Surpreendente era a actualidade e beleza das técnicas, que nos fazem apaixonar pelo cinema daquele género e até daquele tempo. A busca, amor e profecia do cavaleiro (interpretado pelo próprio realizador), não tardaram a encontrar um público muito devoto.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Começam hoje...


Competição oficial inclui este ano 24 filmes. Além de quatro produções italianas, competem também seis títulos norte-americanos e três franceses. John Lasseter e a Pixar serão homenageados. A sessão de abertura é feita comr Baaria, melodrama siciliano de Giuseppe Tornatore. É a primeira vez em muitos anos que o festival abre com um filme italiano.


Stuart Gordon e John Landis, dois realizadores incluídos no cartaz do primeira ano, são os convidados de honra da terceira edição da mostra. Competição de curtas-metragens nacionais é a grande novidade da terceira edição da mostra. Os filmes serão exibidos antes das longas-metragens e em três sessões especiais, entre amanhã e domingo. Os realizadores escolhidos destacam a importância desta iniciativa. No dia 3, pelas 21:45h, decorre uma sessão-concerto de "A Dança dos Paroxismos" (1930) ao som de Legendary Tiger Man e Rita Redshoes, que criaram uma banda sonora em conjunto de propósito para a projecção da película.


texto retirado de DN

Julian Plenti - Games For Days

O novo projecto a solo do mentor dos Interpol, Julian Plenti, teve há algum tempo o seu primeiro fruto em formato vídeo,:

"Assalto ao Santa Maria" com anteestreia minhota


O filme de Francisco Manso Assalto ao Santa Maria vai ter domingo à noite, dia 6 de Setembro, antestreia em Viana do Castelo. Isto deve-se ao facto de em 2008, a rodagem do filme ter sido em grande parte nesta localidade. Neste evento estarão presentes alguns dos actores do filme: Pedro Cunha, Leonor Seixas, Carlos Paulo, Alfonso Algra, António Pedro Cerdeira, André Gomes, Vitor Norte, Maria D'Aires, entre outros.
A estreia em si decorrerá em finais de Novembro por Lisboa, altura a que se segue a sua entrada no circuito comercial espanhol, já que parte do elenco é oriundo da Galiza. O realizador admite ainda a possibilidade de ir "além fronteiras" da Península Ibérica e "chegar ao outro lado do Atlântico", nomeadamente aos E.U.A. "Mas para isso é preciso que ele seja falado em inglês porque os americanos, e outros, não lêem legendas".

Manso prepara-se para rodar em Outubro outro filme (também em Viana do Castelo) sobre uma figura histórica portuguesa: Aristides de Sousa Mendes. O título será O Cônsul de Bordéus.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ólafur Arnalds - Ljósið

E assim foi Esteban Diácono que venceu o concurso de multimédia para o projecto Found Songs de Ólafur Arnalds, divulgado há alguns meses neste blogue. O vídeo é para "Ljósið", sétima e última faixa do álbum. Found Songs foi colocado à venda anteontem e este videoclip pode ser encontrado na edição limitada.