domingo, 31 de janeiro de 2010

David Fonseca - Stop 4 a Minute

David Fonseca deu ontem a conhecer o novo teledisco completo do tema "Stop 4 a Minute" do álbum Between Waves.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ferran Adrià fecha El Bulli


"Não se servirá comida no El Bulli em 2012 e 2013". Estas são as palavras de Ferran Adrià no festival Madrid Fusión. Contudo, não significa directamente o fecho de um dos mais prestigiados restaurantes do mundo, El Bulli, sendo apenas dois anos sabáticos que o famoso chefe decidiu tirar. "É impossível, com este formato, continuar a criar (...) Preciso de tempo para decidir como será 2014", afirmou.

Considerado um dos melhores chefs do mundo e pai da cozinha molecular (característica pelas propriedades dos gelificantes e espessantes), Adrià gerou já controvérsia entre o mundo da alta cozinha, havendo quem defenda que a sua decisão poderá ter sido sincera ou pelo contrário, que terá sido uma operação de marketing. A pausa aos 50 anos parece a altura indicada para o chef. O seu restaurante, que anos a fio (inclusivé o ano passado) recebeu o galardão e Melhor Restaurante do Mundo, deu-o a conhecer globalmente e ia mudar a face culinária da Espanha para sempre, mostrando muito para além do gaspacho e tortilhas. O seu espírito criativo fê-lo já figurar no New York Times e nas mais prestigiadas elites parisienses. Conseguirá mesmo o enérgico Ferran estar quieto durante tanto tempo?

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Apple apresenta iPad

Numa altura em que o iPod, iPhone e iMac já se instalaram por todo o mundo, Steve Jobs apresentou o novo gadget da Apple: iPad. Irão os hábitos de consumo e do quotidiano mudar com esta nova geração de produtos que esta engenhoca trará?

Tim Burton no júri em Cannes


E já está escolhido o presidente do 63.º Festival de Cannes, a decorrer em Maio deste ano. Trata-se do cineasta americano Tim Burton de Cannes. O presidente do festival Gilles Jacob referiu que "é a primeira vez que um criador vindo da animação preside ao júri do Festival de Cannes. Cineasta de coração de ouro e mãos de prata, Tim Burton é, antes de tudo, um poeta".

Ciclo de Cinema Alemão em Lisboa


Tem hoje início a 7ª edição do Kino – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, que se prolonga até dia 4 de Fevereiro. Os locais são o Cinema São Jorge e o Goethe Institut no Campo Mártires da Pátria em Lisboa. O ciclo abre às 21:30h na sala 1 com John Rabe (2009), de Florian Gallenberger. A acção do filme decorre no final dos anos 30 chineses, na época da invasão japonesa. O personagem principal é um comerciante de Hamburgo que dirige a sucursal de uma companhia alemã em Nanking. Como grande admirador da China, John Rabe abre as portas das instalações da sua empresa para albergar os seus trabalhadores e familiares depois dos primeiros bombardeamentos. Não esperando, no dia seguinte é nomeado presidente de uma zona de e é aí que tudo muda.

Para ver programação completa visitar site oficial do Goethe Institut

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Maria João Pires + Gardiner + LSO = Beethoven

O mote é Beethoven, os convidados são o maestro britânico John Eliot Gardiner e a pianista Maria João Pires e a ajuda é da Orquestra Sinfónica de Londres (LSO). O anfitrião do espectáculo que falamos é o Coliseu dos Recreios em Lisboa e é o primeiro de uma digressão internacional que levará estes elementos a Madrid, Paris, Frankfurt, Estugarda, Munique, Amesterdão e, por fim, Londres. A solista, nomeada para um Grammy pelo disco dedicado a Chopin no ano passado, faz-se acompanhar de um dos mais notórios maestros da actualidade (contando já com 250 títulos discográficos), assim como de uma das melhores orquestras da Grã-Bretanha neste ciclo de concertos que termina dia 9 de Fevereiro.

O concerto tem lugar hoje às 21h e no programa constam Abertura 'Egmont', op. 84, o Concerto para Piano e Orquestra n.º 2, em sib M, op. 19 e a Sinfonia n.º 6, em fá M, op. 68, 'Pastoral'.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

sábado, 23 de janeiro de 2010

Stephin Merritt em documentário

O líder dos Magnetic Fields é assim protagonista de um documentário que foca dez anos da sua carreira. Realizado por Kerthy Fix e Gail O’Hara, que o acompanharam, assim como aos seus grupos durante este tempo, o filme sem título ainda estreia na próxima Primavera em São Francisco. Stephin Merritt foi observado nos espaço da sua vida pessoal e quotidiano e a sua música e trabalho de escrita (desde a Spin à Time Out Nova Iorque).

adaptado de SOUND+VISION

Charlotte Gainsbourg e Beck - Heaven Can Wait

Jacques Martin (1921 - 2010)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sundance Festival começa hoje



O festival de cinema americano tem hoje início e prolonga-se até dia 31 de Janeiro. Para informações mais detalhadas, ver site oficial

Serralves comemora centenário da República

A implantação da República Portuguesa teve raíz numa mudança de pensamento, nomeadamente da comunidade artística, cujos representantes se viriam a militar socialmente em cidadania, impulsionando a grande mudança. O Museu Fundação Serralves comemora o centenário da República com a exposição "Às Artes, Cidadãos!", a ter início em Novembro próximo. Assim sendo, irá ser demonstrado principalmente o impacto da revolução política/ideológica nas primeiras décadas do século XX nas manifestações artísticas internacionais da época.

O director João Fernandes declarou em conferência de imprensa que a exposição tenciona "abrir a discussão e a controvérsia, mais do que estabelecer consensos". Deste modo, o evento não se limita a mostrar os acontecimentos anteiormente referidos, focando-se também em artistas contemporâneos que enquadram politicamente a sua arte.


Para além deste programa, a Fundação Serralves apresenta ainda este ano:

- Ciclo Sabor do Cinema: com início a 31 de Janeiro, com os filmes Learn Baby Learn, de Carina Rafael e A Raiz do Coração, de Paulo Rocha.

- Mostra dedicada aos trabalhos de Lourdes Castro e Manuel Zimbro: com início em Março.

- 7ª Edição Serralves em Festa: dias 5 e 6 de Junho. Espera-se afirmar como o grande evento dentro da cidade do Porto, já que expande a área de acção dentro da área metropolitana.

- Exposição da pintora sul-africana Marlene Dumas: início em Julho.

- 19ª Edição Jazz no Parque: início a 10 de Julho com o Vijay Iyer Trio. Participação de Bernardo Sassetti Trio a 17 de Julho e o quinteto Contact a encerrar no dia 24 de Julho.

- Exposição de José Barrias: início em Outubro.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Globos de Ouro 2010 - Prémios


CINEMA

Numa noite em que Avatar, Mad Men e Dexter foram os grandes vencedores, não houve muitas surpresas.

Melhor Filme Dramático
Avatar

Melhor Musical ou Comédia
The Hangover

Melhor Actor Dramático
Jeff Bridges por Crazy Heart

Melhor Actriz Dramática
Sandra Bullock por The Blind Side

Melhor Actor de Comédia
Robert Downey Jr por Sherlock Holmes

Melhor Actriz de Comédia
Meryl Streep por Julie & Julia

Melhor Actor Secundário
Christoph Waltz por Sacanas Sem Lei

Melhor Actriz Secundária
Mo'Nique por Precious

Melhor Realizador
James Cameron por Avatar

Melhor Canção Original
"The Weary Kind" em Crazy Heart

Melhor Filme de Animação
Up - Altamente

Melhor Filme Estrangeiro
O Lenço Branco (Alemanha)

Prémio Especial Cecil B. Demille Martin Scorsese

TELEVISÃO

Melhor Série Dramática
Mad Men

Melhor Série Cómica
Glee

Melhor Actor em Série Dramática
Michael C. Hall por Dexter

Melhor Actriz em Série Dramática
Julianna Marguiles por The Good Wife

Melhor Actor de Comédia
Alec Baldwin por 30 Rock

Melhor Actriz de Comédia
Toni Collette por United States of Tara

Melhor Actor Secundário
John Lithgow por Dexter

Melhor Actriz Secundária
Chlöe Sevigny por Big Love

para mais informações, consultar página oficial

Air, Elegância e Sedução


Não só os ingleses são pontuais. Pelos vistos há franceses que também possuem essa característica. Pelas 22.00h em ponto, a dupla JB Dunckel e Nicolas Godin surgem no palco que entre as batidas de "Space Maker", era iluminado pelo logotipo dos AIR à medida que o pano do Coliseu dos Recreios subia. Acolhidos por uma sala esgotada e maioritariamente adulta, a hipnose do duo cujo charme e elegância têm desde sempre cativado o público teve início desde a primeira nota sobre um fundo estrelado de "Do The Joy", faixa-abertura do recente Love 2, motivo desta agradável visita a Lisboa. JB Dunckel mostrou-se competente e confiante diante dos mágicos teclados que compõem na sua maior parte as melodias densas, complexas e únicas do projecto, envergando umas calças e camisa brancas, à semelhança da sua gravata. Já Nicolas, quem mais interagiu com a audiência, quer em francês ou inglês, intercalados por uns humorísticos "Obrigado" no vocoder, mostrou-se descontraído e com a inconfundível postura de baixista experiente. Ajudados pelo baterista de serviço, a dupla transformou a noite no coliseu numa noite mágica. Continuando pelo novo álbum, surge a bela e sedutora "So Light Is Her Footfall", tingida de cores mais quentes que o azul gélido da precedente e dando lugar a "Love", um dos temas mais esotéricos e tropicais do registo. Nesta altura, verde camuflado pintava os personagens, sobrepostos num fundo vermelho. Altura de enveredar pelo maior sucesso Moon Safari, a começar por "Remember", multiplicando-se notoriamente os aplausos e a nostalgia de tempos idos e que estranhamente parecem surgidos do futuro. A única incursão ao seu primeiro álbum "Premiers Symptomes" foi efectuada com "J'ai Dormis sous l'eau", recheada de melodias electrónicas cuja complexidade ao vivo levou o púlico ao espanto. "Venus", a eterna dedicatória de amor dos Air em forma de poema insinuou-se muito bela, bem diante a um gigante planeta Vénus que girava em tons de vermelho ardente. Teve direito a apresentação pela banda e quando os primeiros acordes de guitarra foram ouvidos, um arrepio de alegria percorreu a espinha de pensa-se, qualquer elemento da sala. A dançante "Missing The Light Of The Day" dá de novo uso ao vocoder de Godin. Neste ponto do campeonato, decidiram exibir o seu grande trunfo criativo: "Tropical Disease", talvez a sua composição mais elaborada, progressiva e original, que de certo não deixou os seus seguidores mais fiéis descontentes. O álbum 10.000 Hz Legend fez-se representar primeiro com a frenética "People In The City" que aprovou as capicidades de soletrar, em conjunto com o ambiente hipnótico que criou, "Radian", que reestabeleceu o equilíbio emocional, por entre luzes arroxeadas, que contrastaram com os flashes brancos da música antecessora e ainda a pura "How Does It Make You Feel?", um dos momentos mais nostálgicos e bonitos da sessão. Do álbum Talkie Walkie, chega "Cherry Blossom Girl", a sweet song do grupo, recheada de formas azuladas e espirálicas e que apelou ao coro e a surpresa da noite: "Alpha Beta Gaga". Antes da música, Godin diz "Esta música podem cantar em Francês, Português, o que quiserem" e eis que têm início o assobio e acordes da alegre e divertida faixa. Mesmo assim, o momento em que um maior número de pessoas aclamou a música dos franceses foi "Highschool Lover", parte da banda sonora do filme Suicide Virgins de Sofia Coppola. "Talisman" trouxe de volta a estranheza e singularidade do mundo de Moon Safari É verdade, os Air conseguem ser tão versáteis ao ponto de poderem fazer a performance de música para "dançar e abanar o capacete". Assim aconteceu com "Be a Bee" e estrondosa "Kelly Watch The Stars" a encerrar o concerto. Nesta, um fundo negro com o jogo de ping pong electrónico que preenchia os milhares de consolas pelo mundo fora no passado apareceu e o público, aproveitando a deixa, dançou e movimentou-se de forma contínua e regular. Quando deixaram o palco, as letras AIR surgem de novo, possuindo como fundo o jogo referido. Era hora do encore e três surpresas tinham guardado para os espectadores: "Heaven's Light", "Sexy Boy" e "La Femme d'Argent". A primeira, celestial, abriu a porta para um dos grandes êxitos de Jean-Benôit e Nicolas: "Sexy Boy", entoada com sedução e pujança, que por sua vez, culminou numa fantástica e libertadora "La Femme d'Argent", onde a complexidade da melodia e a originalidade das camadas de teclado e baixo foram demonstradas com profissionalismo, descontracção e absortividade. Por entre padrões de cor e movimento, esta composição excedeu de certo as expectativas, provando que por vezes aquilo que menos se espera seja o que mais surpreenda. O êxtase do público no final foi bem visível e sinceramente a despedida com simpatia, múltiplas vénias e agradecimentos deixou n oar um sentimento: os Air são talvez uma dos casos musicais mais pessoais e com maior influência no indivíduo que os ouve que muitas outras. Podem não dar um espectáculo de estádio mas, a realidade é que a experiência num concerto seu vai para além da música, partindo por uma viagem pessoal, onde as distintas emoções se imiscuem na agradável sensação de conforto e intimismo. Palavras para quê? A classe e elegância do duo e da sua música preenchem a banda sonora de qualquer vida interessante e emocionalmente densa.


Venus

sábado, 16 de janeiro de 2010

Air - So Light Is Her Footfall

E em dia de concerto da dupla francesa por terras lusas, eis o novo vídeo extraido de Love 2, "So Light Is her Footfall".

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Blackbird no Teatro D. Maria II


Esteria hoje na sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, a peça Blackbird, de David Harrowerm. A peça vencedora do prémio britânico Olivier Award tem aqui encenação de Tiago Guedes e as interpretações de Isabel Abreu e Miguel Guilherme.

O argumento da peça questiona os limites das maneiras das pessoas verem a vida, os tabus, as concepções de amor e de abuso. Ray (Miguel Guilherme), um homem de 55 anos que, subitamente, se vê confrontado com o passado quando Una (Isabel Abreu), de 27 anos, aparece de surpresa no seu local de trabalho.
O espectáculo é dirigido a maiores de 16 anos, tendo cerca de uma hora e meia de duração. Está em cena de quarta-feira a sábado às 21:45, ao domingo às 16:15, até dia 21 de Fevereiro.

Oiça aqui a entrevista de Sandy Cageiro aos protagonistas na Antena 1:

Penderecky em Lisboa




A Orquestra Gulbenkian é hoje e amanhã dirigida pelo compositor polaco Krysztof Penderecki. O seu Concerto para Trompa e Orquestra (2008) tem lugar pelas 21h no Grande Auditório da Gulbenkian. Será a primeira audição desta obra no nosso país e É Jonathan Luxon que se apresenta como solista. Do programa faz ainda parte um Concerto para Trompete e Orquestra (em Mi bemol maior) de Haydn e a Sinfonia Nº 8 (em Sol maior) de Dvorák.

Retro Sessions



Aproveitando a tendência 80's e indie que se está a instalar a passos galopantes na sociedade, a Void Creations apresenta no próximo sábado dia 16, no Santiago Alquimista em Lisboa, outra festa Retro Sessions. Nesta, estará não só presente muita música, mas também muito cinema.

Tem início pelas 21h com a projecção do filme Rock'n'Roll High School, dedicado aos Ramones. De seguida, o palco do Santiago Alquimista receberá as actuações de Peltzer, UrMa e Youthless. Os DJs Jorge Canadá e António Vibrações passarão ainda música dos 80's. A animação da sala de espectáculos lisboeta estará a cardo pelo VJ Alatak.

IndieLisboa com mais um prémio

O conceituado festival de cinema independente de Lisboa tem mais um prémio a concurso. A televisão oficial do evento - RTP2 - vai premiar o filme vencedor da secção Pulsar do Mundo, composta por curtas e longas metragens relacionadas com questões pertinentes da actualidade global. Como prémios, serão atribuidos 5 mil euros ao realizador da metragem, assim como uma transmissão do filme pela RTP2.

A 7ª edição do festival decorre entre 22 de Abril e 2 de Maio.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Animal Collective - Brothersport



Aqui chega a edição em video de uma das melhores sonoridades do trio Animal Collective, realizado por Jack Kubizne.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Irmãs Wilson expõem na Gulbenkian


Tempo Suspenso é a maior exposição individual das irmãs gémeas britânicas Jane e Louise Wilson e chega dia 21 ao CAM - Centro de Arte Moderna - da fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, estando patente até dia 11 de Abril. Esta inaugura um novo ciclo no local sob a direcção de Isabel Carlos, responsável também pela curadoria desta mostra.

A exposição tem início em, Hypnotic Suggestion 505 (1993), primeira obra em vídeo das artistas quando tinham 26 anos, pela qual ilustram as experiências a que se submeteram na área da psique humana. Quatro anos depois, começaram a usar múltiplos ecrãs e imagens projectadas lado a lado, sendo que nos últimos cinco anos têm criado instalações quu interagem até com o observador.

O objectivo da mostra, segundo as irmãs, é seguir "numa viagem que tem tanto de tempo psicológico como de arqueologia de lugares e vivências, transportando-nos para um tempo suspenso". Assim, são apresentadas obras inéditas, como uma série de cinco esculturas produzidas especificamente para o espaço da fundação, que jogam com a sua arquitectura: réguas que medem e pontuam os vários espaços expositivos e uma escultura suspensa inspirada na obra do construtivista Alexander Rodchenko. Vídeos (Songs for my Mother p.e.) e a série de fotografias Oddments (2008) são alguns dos acréscimos às obras já referidas.

Eric Rohmer (1920 - 2010)

domingo, 10 de janeiro de 2010

No metro, sem calças!

À semelhança do que já aconteceu em Nova Iorque e o ano passado na capital portuguesa, tem hoje lugar a 2ª edição do evento Viagem de Metro Sem Calças!. Começa às 15.00h na Praça de Alvalade, onde os participantes inscritos ao longo da semana se vão reunir e entrar no metropolitano, vestidos e agindo como no quotidiano. A partir daqui, a acção decorre nos comboios e plataformas, em que os participantes despem as calças, de modo a promover uma situação engraçada e chocante em simultâneo para os restantes passageiros, sem contudo incomodá-los. Deste modo, a organização, a cargo da ImprovLisboa, pede que por debaixo das calças os participantes não tenham nenhuma peça que mostre mais quee um fato de banho e que possa ofender os outros passageiros, recordando que saias, bermudas, vestidos, kilts e collants não contam para o efeito que se quer.

É necessário lembrar que uma vez proibidas fotografias no Metro de Lisboa, é proibido o uso de máquinas fotográficas.

Para além desta Viagem Anual de Metro sem calças, o grupo ImprovLisboa já organizou uma luta de almofadas na Alameda Afonso Henriques no ano passado, retirando inspiração do colectivo homólogo norte-americano ImprovEverywhere.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

75 anos de Elvis


O rei do rock'n'roll' teria hoje 75 anos. Sem Elvis Aaron Presley, a "popular music" nunca seria a mesma. Hoje, a mansão de Graceland, que é já monumento nacional em Memphis, volta a acolher Lisa-Marie (filha) e Priscilla (ex-mulher), para uma celebração da data com os meilhares fãs. Existe bolo de aniversário a ser partilhado com todos, assim como exposições, concertos, concursos de dança, debates. Há um claro objectivo em declarar dia 8 de Janeiro o "Dia Elvis Presley" em Memphis.

Em Dezembro do ano passado foi lançada na América uma edição de luxo intitulada Elvis 75: Good Rockin' Tonight, que consiste caixa com quatro discos, um livro de 80 páginas com fotografias raras e um texto escrito por Billy Altman. No início da semana foi lançado nos EUA o livro My Best Man, de George Klein, amigo de liceu próximo do cantor, fazendo na obra um percurso sobre a carreira do artista, recorrendo a recordações. Já no final do mês é lançada em Portugal Elvis 75, uma nova colectânea que contém 25 temas remasterizados, marcantes da sua carreira. .

Existe ainda a exposição Elvis At 21, focada nos primórdios da carreira de Presley, que está patente no Proud Galleries Chelsea (Londres) até 31 de Janeiro. As fotografias raras da autoria de Alfred Wertheimer da altura em que Elvis deixou a Sun Records e assinou pela RCA são o atractivo principal. Já a conhecida companhia Cirque du Soleil tem neste momento em cartaz em Las Vegas o espectáculo Viva Elvis, comemorativo da efeméride.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

The XX em Portugal



Os jovens revelação de 2009 trazem a sua melodia à Aula Magna de Lisboa no dia 25 de Maio.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Burj Dubai


206 andares, 818 metros. Decorre hoje a inauguração daquele que passa a ser o edifício mais alto do mundo. "Burj" significa "torre" e Dubai é a sua localização. O visitante turístico tem acesso ao restauante At.Mosphere no 122º andar e a um observatório no 124º, enquanto que pela estrutura se encontram distribuídos:

- Cave - 8º andar: Armani Hotel - Downtown Burj Dubai, com suites no 38º e 39º
- 9º - 16º andar: Armani Residences
- 44º - 72º andar e 77º - 108º andar: Apartamentos Residenciais com suites no 134º
- 156º - 159º andar: Estruturas de comunicação e estações emissoras
- 160º - 206º andar: Serviçoes mecânicos e de manutenção

A inauguração não será tão emblemática quanto se esperava devido aos tempos de crise que os Emirados Árabes Unidos atravessam. Mais que um desvaneio, a torre simboliza melhores tempos e um erguer face à crise, já que mais de metade da população deste país vive do sector imobiliário.

Lhasa de Sela (1972 - 2010)

Stephen Fry continua biografia


O apresentador britânico Stephen Fry, que já tinha lançado o primeiro volume da sua autobiografia - Moab Is My Washpot - em 1997, referiu que vai "cortar todas as ligações com o mundo" para se concentrar única e exclusivamente na escrita do sucessor. Isto, pois em Abril este terá que ser entregue à editora.

Anuncia ainda que não vai twitar demasiado, já que não pode ter distracções.

Um novo ano para o Museu Berardo

O museu mais mediático de Lisboa irá continuar a mostrar a colecção fixa através de três novos percursos:

- Março - Maio: atenção recai sobre obras com um conteúdo mais social (da arte soviética pós-revolução até à actualidade)

- Junho - Setembro: atenção voltada para uma "teatralidade" de peças (como o famoso pano de cena de Marc Chagall para A Flauta de Mágica de Mozart (1965)

- Setembro - Dezembro: novo percurso a definir

Já as exposições temporárias planeadas são, como habitualmente, a exposição do prémio BesPhoto a partir de 2 de Fevereiro, com André Cepeda, Filipa César e Patrícia Almeida; a mostra de videoarte da norte-americana Judith Barry inaugurada a 8 de Fevereiro. Dia 15 de Fevereiro desse mês chega Robert Longo, o artista norte-americano reconhecido com a série Men in the Cities (1979-1982), onde figuras em fatos normais que se contorcem em atitudes que podem ser de agonia ou êxtase foram fotografadas. Ainda a 22 desse mês, inaugura-se a exposição fotográfica da suíça Annemarie Schwarzenbach (1908 - 1942) - A Viagem como Exílio.

Por fim, para a programação prevista, o Berardo apresenta a primeira exposição antológica da artista portuguesa Joana Vasconcelos desde 1 de Março.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2010: Ano Chopin


Fréderic Chopin nasceu a 01 de Março de 1810 na aldeia polaca de Zelazowa Wola (Varsóvia), comemorando-se este ano dois séculos sobre o seu nascimento. Assim sendo, há múltiplas celebrações que se preparam em toda a Europa, com destaque para França e Polónia. As salas de concerto portuguesas não têm ainda programação definida, excepto da Orquestra Metropolitana de Lisboa e Teatro S. Luiz, que em parceria irá promover um Festival Chopin, assim como o Centro Cultural de Belém (CCB). "O CCB vai comemorar a inauguração do Ano Chopin, no dia 08 de Março, no Grande Auditório com a orquestra polaca Sinfonia Iuventus, sob a direcção de Tadeusz Wojciechowski, sendo solistas o pianista Radoslaw Sobczak. (...) As comemorações no Centro lisboeta dos dois séculos do nascimento do compositor polaco vão concentrar-se entre Outubro de 2010 e Maio de 2011 ", disse uma assessora daquela instituição à Agência LUSA.

Na Fundação Calouste Gulbenkian está programado, já a 20 de Fevereiro, um recital de Maurizio Pollini "inteiramente dedicado a Chopin".
Em junho, o Festival Chopin incluirá uma série de concertos da Metropolitana de Lisboa (OML) com dois solistas reconhecidos: António Rosado e Mário Laginha. Por outro lado, "a direcção artística do Teatro Nacional de São Carlos ainda não tem datas definitivas para eventuais concertos", segundo a assessoria de imprensa, acrescentando que a comemoração do bicentenário "ainda se encontra em conjectura".