domingo, 30 de setembro de 2007

IMAGO 2007



Teve ontem início o IMAGO 2007, o famoso Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem, que desde o ano passado tem lugar na Moagem do Fundão, o centro de cultura resultante de uma recuperação.
Este ano é regido pelo tema "Da Película ao Digital", inspirando-se em David Lynch, o excêntrico realizador de Hollywood que desde os anos 70 tem intrigado o mundo com o seu universo surrealista e muito próprio, que vai ser demonstrado tanto a nível de curtas como de longas metragens, durante a próxima semana, tempo de duração do IMAGO.
O Festival teve então início com a primeira longa metragem de Lynch, o totalmente surrealista e filmado em película 35 mm "Eraserhead". Muitos consideram Lynch um louco, muitos outros um génio, a realidade é que qualquer um faz uma interpretação da sua criatividade. Acabará então na próxima semana com o totalmente filmado em formato digital "Inland Empire", a última longa metragem de Lynch, daí a adaptação ao tema do festical.
Ontem puderam ainda apreciar-se videoclips de autor, feitos para nomes como The Raconteurs, White Stripes, The Cure, David Bowie, Marilyn Manson ou Interpol, durante a tarde; assim como um concurso de documentários. Ás 22 horas teve lugar a cerimónio de abertura, onde se demonstraram várias curtas, inclusicé o vencedor do festival do ano passado "Rabbit". De seguida, para manter a tradição, os espectadores puderam apreciar um filme-concerto (em cima, na foto), com um excerto do filme "Empire" de Andy Warhol, de 30 minutos (o original tem 8 horas e 5 minutos e consiste na filmagem do Empire State building desde a noite até ao dia seguinte, apelando a que o visionador se perca nos seus próprios pensamentos) e a música ao vivo da banda instrumental leiriense "All Star Project", que vai lançar o seu primeiro cd no próximo mês e que, elaborou de forma exímia uma faixa que se adaptasse ao excerto. Ao longo do filme concerto surgiam descritas no ecrã as várias fases do Empire State Building, desde o seu planeamento, passando por meras curiosidades, até ao presente ano.
Após o filme-concerto, os All Star Project deram um concerto próprio de apresentação do seu albúm, fazendo um Encore para os fãs resistentes. A noite seguiu com DJ's no bar panorâmico do último piso da Moagem.

Espera-se mais um excelente festival e, para os mais curiosos:

Imago

A Moagem

All Star Project

5 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
daniela disse...

Imago 2007 - Momentos Marcantes

- Daniela e João assistem a "Eraserhead". Quando Mr Henry decidi dirigir-se à prostituta e esta já está ocupada, Daniela canta "Agora queres mas eu digo assim: chupa chupa chupa.... chupa no dedo."




*

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.