terça-feira, 18 de setembro de 2007

Soldados de Terracotta



Encontra-se em exposição de 13 de Setembro a 6 Abril 2008, no British Museum, um troço do exército de Terracotta de Xi'an (na China), denominada "The First Emperor: China's Terracotta Army". O título advém principalmenta da presença do primeiro emperador chinês da dinastia Qin, Qin Shihuangdi, assim como do seu legado.

As estátuas dos guerreiros de Terracotta são uma das mais fascinantes descobertas do século XX. O modo como conseguiram ser reproduzidas, a expressão que está marcada em cada obra de arte e o estado notável de conservação (note-se que datam de 221 a.C.) são características que levaram a um ratrato impressionante do antigo império chinês.

Uma curiosidade é o facto de as estátuas dos solados e do imperador terem sido enterradas conjuntamente para a vida após a morte.

O primeiro imperador é famoso por ter criado aquilo a que hoje chamamos China, um estado unido, o mais antigo do mundo, base das entidades políticas actuais, onde existem países com fronteiras, individuais e geograficamente independentes.


É difícil pedir para visitar esta exposição, dado que fica em Londres, mas aconselho qualquer um a pesquisar sobre este tema (e já agora, assim que tiver oportunidade, a visitar o Bristish Museum, com toda a sua carga arqueológica fixa).

2 comentários:

smbc disse...

tinha que ser esta a banda sonara.
Quanto às figurinhas de terracota ou potpurri, ou lá o que são, nada a dizer.

Catarina Rodrigues disse...

Adorava ver a exposição. Boas recordações do "British Museum"...
Parabéns pelo blog e pela ideias nele contidas.