sexta-feira, 5 de outubro de 2007

The Golden Compass Movie



Estreia em Dezembro "The Golden Compass", realizado por Chris Weitz, que decidiu levar à tela o primeiro capítulo da trilogia "His Dark Materials" de Philip Pullman - "Northern Lights"(RU) ou "The Golden Compass"(USA), em português - Os Reinos do Norte. O filme é produzido pela New Line Cinema, numa tentativa de outro sucesso como Lord of the Rings.
Sou absolutamente fã da trilogia, na realidade, creio que toda a gente deveria ser obrigada a lê-la, para desenvolvimento pessoal da intelectualidade, mas tenho muito medo do que possa sair do cinema. No filme existe fantasia, que mal interpretada, pode tornar-se uma banhada, uma fantasia diferente da fantasia do amigo Lord of the Rings. Pullman não criou o seu mundo, alheou-o ao nosso, mas não de uma maneira acriançada, mas sim de um modo sério, obscuro até. O escritor procurou escrever uma trilogia que colocava as mais sérias questões e paradoxos da filosofia, psicologia, sexualidade, puberdade, física quântica e teologia, alheando-as a um clima de suspense, thriller e epopeia.
A história de Pullman tem presentes todos os ingredientes que satisfazem o leitor. Os adultos podem ler esta fantasia real e chocante sem se sentir crianças Já o inverso não acontece. Os livros não devem ser lidos por crianças, mas sim a partir da adolescência, pelo menos na minha opinião..há coisas que só se compreendem "depois". Alguém consegue imaginar um mundo onde a alma existe fora do corpo, sob a forma do animal, que pode tomar diferentes formas numa criança, que ainda não tem uma personalidade bem definida e muda de estado de espírito constantemente, mas que num adulto asume uma só forma. Como seria se corpo e alma fossem separados de vez? Neste mundo de Pullman esta é uma questão muito pertinente, superada só pela questão do . Quando se morre, perdem-se 21 gramas,s erá da alma? Será que "do pó anscemos e nele nos tornaremos?". Será que existe algum instrumento que diga toda a verdade? O que se está diposto a arriscar por toda uma amizade de infância? Como é o amor materno e paterno? Estes são alguns dos temas debatidos de forma excitante ao longo da obra. A ligação do nosso mundo para outros mundos é mais fina do que esperamos? O que é mesmo a aurora boreal? O que são certas microparticulas que flutuam pelo meio? O Pó?
Enfim, o filme foi uma aposta séria e conta com um elenco de luxo: Nicole Kidman, Daniel Craig e Eva Green. Espero mesmo não sair desiludido, se querem um conselho, devem ler o livro primeiro, de certo o filme não capta nem 1/10..

The Golden Compass Movie

Reinos do Norte

Sem comentários: