segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Estimulação artística pode contribuir para desenvolver capacidades nas pessoas com deficiências


"A estimulação artística pode contribuir para desenvolver capacidades nas pessoas com várias tipos de deficiência, de acordo com estudos multidisciplinares a apresentar hoje e terça-feira no 1º Congresso Internacional sobre Arte, Cérebro e Linguagens.
“Esta conferência é uma confluência de várias áreas científicas, como a neuropsicologia, arte-terapia, ciências musicais e a linguística, a trabalhar para os mesmos fins no campo da reabilitação e da educação”, referiu a investigadora responsável do grupo de investigação do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.
Os investigadores que se dedicam a descobrir e interpretar o cérebro, com o advento de uma nova disciplina designada neuroestética, têm encontrado ligações entre a arte e as neurociências.
“Tradicionalmente considera-se que o hemisfério esquerdo é o responsável pela linguagem visual; no entanto sabe-se que há pessoas onde a linguagem estética é administrada pelo hemisfério direito. O que nós queremos mostrar é que a estimulação e o desenvolvimento da linguagem estética podem ajudar ou contribuir para haver um desenvolvimento ou reabilitação das patologias da linguagem”, explicou Ana Monção.
A arte aparece assim como “um processo e um produto da integração psicomotora, que é encarada como um pilar essencial da aprendizagem não verbal da criança e da sua especialização hemisférica"(Vítor da Fonseca).
A arte-terapia, encarada como uma forma de estimulação multisensorial é assim vista como um instrumento de desenvolvimento de capacidades que facilitam a reabilitação e a educação.
A conferência decorre na Fundaão Calouste Gulbenkian, sendo apresentados resultados de investigações que tiveram inicio há cinco anos."

Fonte: Público

Sem comentários: