quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Eu, Sofia


Ontem à noite (ou melhor dizendo, hoje à meia-noite) assisti à ante-estreia do filme português Corrupção, realizado por João Botelho, onde contracenam Margarida Vila-Nova, Nicolau Breyner e António Pedro Cerdeira. O filme traduz para a película o livro "Eu Carolina", escrito por Carolina Salgado (ex-mulher de Pinto da Costa) e que traz para o público fenómenos relacionados com o caso Apito Dourado e toda a corrupção entre o futebol e a autarquia.
No filme Carolina dá pelo nome de Sofia, iniciando este com a vida da personagem antes de conhecer o presidente do clube e acabando com a publicação do livro.
Um dos únicos aspectos positivos do filme, na minha opinião, é a imagem. Normalmente não existem filmes portugueses com tal película...por vezes encontra-se até demasiado perfeita, não retratando a realidade e sendo um pouco "plástica". Creio que o argumento tem um bom encadeamento lógico e é fácil perceber certas mensagens subliminares. Quanto ao resto, típico cinema português: asneiras, sexo e futebol. O que o zé povinho quer. Confesso que soltei boas gargalhadas aquando da orgia com os árbitros..é um pouco explícita, parece retirada de um plano exterior do Sexy Hot, ao som de música pseudo-rock..impele ao riso. Há bons, mas também há PÉSSIMOS actores. Conhecem a sensação de ver representar alguém como se estivesse a ler um teleponto? Sem a mínima expressividade? Outros há ainda cuja expressividade é de tal modo exagerada que enjoa. O final do filme surpreende e quando me referio a "final", é mesmo a última coisa que surge antes dos créditos.
No geral dou 1 estrela..dava 2 mas o cartaz do filme. embora original, é confuso por ter TODAS as letras ao contrário. Eu gostava apenas do título ao contrário, sinal do lado negro da corrupção portuguesa..mas todos os restantes caracteres não necessitavam de tal reviravolta.

Sem comentários: