domingo, 6 de janeiro de 2008

"Jogos de Poder" inspirado em história verídica


"O novo filme de Mike Nichols é inspirado numa história verídica. Durante a Guerra Fria, uma milionária americana decide expulsar o exército russo do Afeganistão e consegue graças aos "Jogos de Poder" e diplomacia de um congressista democrata.

No início dos anos 80, Joanne Herring, uma texana milionária e anti-comunista, decidiu apoiar o financiamento da resistência afegã, após a Invasão Soviética em 1979. Charlie Wilson, um congressita democrata, conhecido por ser bon-vivant consegue por o plano em prática, com a ajuda de um agente da CIA, Gust Avrakotos. A história é verídica, mesmo que pareça pouco credível.

"Eu acho que as pessoas dificilmente acreditarão que um indivíduo possa mudar as coisas a um nível tão alto. Estas três pessoas mostraram que quando se tem um objectivo, ele pode ser cumprido, mesmo a uma escala tão grande, tão inconcebível", explica Julia Roberts.

A actriz interpreta Joanne Herring. Tom Hanks é Charlie Wilson e Philip Seymour Hoffman é Gus Avrakotos. Três actores galardoados pela Academia, num filme realizado por Mike Nichols, também ele vencedor de um óscar.

"Jogos de Poder" teve em conta a opinião dos protagonistas reais.

"Charlie Wilson disse-nos claramente: Não me importo que me mostrem bêbado, a consumir drogas ou a dormir com mulheres. Nada disso me importa porque, provavelmente, eu fiz essas coisas. Acima de tudo, ele queria que se retratasse de forma fiel a importância da missão," conta Tom Hanks que também produziu o filme.

Wilson terá tomado a decisão de ajudar Joanne Herring depois de visitar campos de refugiados do Afeganistão. "Eu deixei aqueles lugares determinado. Enquanto eu conseguisse respirar e fosse membro do Congresso, haveria de fazer tudo o que estivesse ao meu alcance para que os Soviéticos pagassem por aquilo que estavam a fazer", recorda o ex-congressista democrata.

Em 1989, o exército russo abandonou o Afeganistão, onde a resistência anti-soviética não conseguiu chegar a um consenso sobre o futuro. Lutas entre as várias facções levaram os Taliban ao poder. A História conta que foram derrubados após o 11 de Setembro de 2001 pelos americanos que os treinaram no filme.

Sem comentários: