domingo, 13 de abril de 2008

"Blindness" inicia já a polémica

"Blindness" (Cegueira), o filme de Fernado Meirelles (realziador de "O Fiel Jardineiro" e "A Cidade de Deus") que resulta da adaptação da obra de Saramago "Ensaio sobre a Cegueira" estreia em Setembro mas já iniciou ondas de polémica: a primeira projecção, em Toronto (Canadá), a uma plateia de 540 espectadores, provocou 58 desistências femininas, que não aguentaram o impacto de duas cenas de estupro no cenário sórdido e tumultoso do filme. O reaçizador optou por não incluir as cenas chocantes da película no trailer de modo a não repelir os masi sensíveis, acreditando que "Este Outono a nossa visão sobre o mundo irá mudar", tal como diz a tagline no cartaz.

Já tive o prazer de ler a obra de José Saramago e posso dizer que é um dos livros que mais afectou a minha personalidade até hoje, sendo portanto um dos meus favoritos e a porta do meu interesse para as restantes obras do autor. Quanto a Fernando Meirelles, o meu segundo realziador de eleição, estou certo de que terá feito o melhor possível na adaptação visual, como não podia deixar de ser. Aguardo com expectativa Setembro...

Aqui está o trailer:

Sem comentários: