segunda-feira, 19 de maio de 2008

Manoel Oliveira recebe Palma de Ouro


Manoel de Oliveira manifestou-se hoje «muito sensibilizado por finalmente ter recebido a Palma de Ouro» no Festival Internacional de Cinema de Cannes, onde foi homenageado. O prémio foi atribuído pela carreira, associando-se também à sua diade, cem anos que completará emá em Dezembro.

«Ao longo de um século eu cresci com o cinema e hoje eu sei que foi o cinema que me fez crescer. Viva o cinema!», exclamou Manoel de Oliveira no Grand Théâtre Lumière, onde foi longamente aplaudido.

Manoel de Oliveira recebeu o prémio das mãos do actor francês Michel Piccoli, numa cerimónia onde estiveram presentes o júri de Cannes (incluindo o presidente, Sean Penn), o realizador norte-americano Clint Eastwood e o presidente da Cinemateca Portuguesa, João Bénard da Costa. «Esta foi a melhor forma de receber este prémio», disse Manoel de Oliveira emocionado, sublinhando que não gostaria de ser distinguido em competição com os seus colegas realizadores.

(Nota: Esta tarde foram exibidos o filme Um dia na vida de Manoel de Oliveira, realizado pelo presidente do festival, Gilles Jacob, e a curta-metragem documental Douro faina fluvial).

adaptado de IOL

Sem comentários: