terça-feira, 29 de julho de 2008

Spiritualized® ao vivo


Farmácia + shoegaze + espaço sideral + fogo + gospel = ?

Spitirualized®! Uma das bandas mais controversas da história anda em digressão para promover o novo álbum Songs in A&E e já passou por Portugal no dia 10 de Julho, num grande concerto no Optimus Alive!08.
Numa versão mais alargada, de cerca uma hora e meia, o projecto britânico de Jason Pierce (J. Spacemen) deu um concerto dia 25 em Washington, no 9:30 Club.
Num show psicadélico de space-rock e gospel, as alucinações de Jason tornaram-se realidade para uma multidão que escutou tanto clássicos como "Shine a Light", "Electricity" ou mesmo "Take Me To The Other Side" (dos Spacemen 3, projecto anterior de Jason), como novas faixas fabulosas - "Sweet Talk", "Sitting On Fire", "Death Take Your Fiddle" ou "You Lie, You Cheat". A surpresa da noite foi para mim "Rated X", a minha música favorita dos Spiritualized®, do álbum Amazing Grace, que é o apogeu experimental, simplista e introspectivo de toda a sua carreira, com uma das lettras mais bonitas de sempre.

O concerto está disponível para ouvir na íntegra no site da NPR Music, assim como uma entrevista de 15 minutos a Jason Pierce, frontman da banda, que para alguns esclarecerá o propósito da sua música e a concepção do último álbum.

A setlist foi a seguinte:
"You Lie You Cheat"
"Shine a Light"
"Cheapster"
"Electricity"
"Soul on Fire"
"Sweet Talk"
"Sitting on Fire"
"Walkin' With Jesus"
"Oh Baby"
"Rated X"
"Lay Back in the Sun"
"Death Take Your Fiddle"
"She Kissed Me (It Felt Like a Hit)"
"Come Together"
"Take Me to the Other Side"

4 comentários:

Indefinível disse...

Spiritualized... Who the fuck? Fiz uma pequena pesquisa na Internet (é para isso que ela serve), que me disse que esta bandazinha de urbanos aborrecidos já anda por aí desde os anos 1990 sem que ninguém queira saber deles. É hilariante pensar nesta insignificância monumental como "uma das bandas mais controversas da história". Olha que o Mozart era muito controverso no seu tempo.

Nessuno disse...

Ya, vamos apenas louvar o que é comercial ou o que é bom mas é conhecido! =D

Para sua informação, a banda em questão não é assim tão conehcida, mas a verdade é que já actuou nos maiores palcos mundiais, não só na Grã-Bretanha, em Nova-Iorque, Paris ou Tóquio, como nos palcos principais de eventos como Glastonburry (mais do que uma vez), Reading Festival, etc etc. Mas isto não é um argumento suficientemente válido, pois há coisas sem qualidade que também o fizeram. Mas é assim, ninguém que nem conhecia a banda pode dizer que é ou não controversa, principalmente quando baseada numa pesquisa na wikipedia. Eu explico a razão da minha admiração por eles: o seu conceito aliado à sua atitude e ao conteúdo lírico, somando-se à própria composição instrumental. Não é muito normal uma banda de shoegaze psicadélica inserir gospel na sua música, principalmente quando as letras tratam de obsessões como a morte, o fogo, o espaço, a gravidade, o amor não correspondido e o cansaço da vida terrena e quotidiana. Depois há a questão do conceito: o espaço e a farmácia: já não era comum até aqui, mas quando o próprio nome da banda em conjunto com as suas letras se liga a uma imagem artística de farmácias (algo explorado normalmente apenas de forma objectiva), medicamentos, mais obsessões pela cura da emoção negativa e da dor psicológica tornanda física, que agarram o espaço como modo atmosférico e libertador da alma e do som. Pode acreditar: é deveras controverso e difícil de engolir. Talvez por isso o público apreciador seja muito limitado e definido, pois acredito que à primeira vista não pareça a coisa mais acessível e digamos..gostável.

Bem, como temos conhecimento, bandas que hoje são idolatradas por legiões de fãs e que continuam a influenciar nova gente por todo o mundo eram formadas por urbanos aborrecidos que não foram reconhecidos no seu tempo, como os Velvet Underground, The Jesus & Mary Chain, etc

Quanto a Mozart..ok, não percebi a necessidade de inserir aqui música clássica do século XVIII, mas concordo, foi controverso.

Espero ter esclarecido alguma coisa. Compreendo totalmente que não seja adepto de Spiritualized, como a maior parte, mas eu nutro uma fascínio por tudo o que está ligado a eles, mesmo já tendo mudado de formação n vezes, o Jason conseguiu seguir um caminho, que parecendo inconstante, fez sempre sentido.

Indefinível disse...

Duas coisas que eu não faço: responder continuar uma discussão com quem usa a expressão "comercial" e pretende ser levado a sério, e gastar o meu tempo com quem pelos vistos controla os comentários que permite.

Se alguém ler isto e quiser saber o que penso, tem aqui um texto que escrevi sobre isto:

http://pseudo-parafilias.blogspot.com/2008/08/o-vcio-da-msica.html

But... who reads this anyway?...

Nessuno disse...

Se controlasse os comentários, não os publicava ou não os permitia. Apenas estou a discutir uma opinião, respeito totalmente a sua. Agora, meu amigo, peço desculpa se ofendo o mundo intelectual, mas o "comercial" existe e deve ser mencionado, tenho muita pena. S
Se gasta tempo a fazer comentários onde expressa opiniões sobre o que não conhece só para parecer "acima" da média do comum dos mortais, acreditei que tivesse tempo para um debate, peço mais uma vez desculpa pela ideia errada que criei então.

Vou ler o texto, eu conheço dois dos autores do blog, por isso de qualquer modo sou visitante habitual.

Só mesmo para calrificar: respondi ao comentário, não o enrolei numa fita de "Censura" nem com um carimbo ou qualquer coisa dessa espécie.