sábado, 23 de agosto de 2008

Filme de Botelho em Nova Iorque


O realizador português tem o seu novo filme "A Corte do Norte" seleccionado para o 46th New York Film Festival, a decorrer entre 26 de Setembro e 12 de Outubro. A película resulta de uma adaptação do romance de Augustina Bessa-Luís e foi filmada em formato digital.

A Corte do Norte viaja pelos mistérios de cinco gerações de mulheres, com o teatro como eixo central. A actriz Ana Moreira é a protagonista, interpretando sete personagens distintas, através de tempos diferentes (entre 1860 e 1960). Do elenco fazem também parte Rogério Samora, Margarida Vila-Nova, Ricardo Aibéo e Custódia Gallego. A desaparecida Emília de Sousa é a figura central do enredo, inspirada na actriz Emília das Neves, a primeira grande vedeta feminina da representação dramática em Portugal.
A história passa-se na Madeira mas a rodagem foi feita em Lisboa, Guimarães e Sintra. Está prevista a inclusão de algumas imagens de exteriores captadas na ilha já depois da montagem.

João Botelho afirma que "Este romance da Agustina é o grande romance da epopeia da Madeira. É uma história de família, gerações, mulheres. E as mulheres de Agustina são sempre fortíssimas, cheias de energia".

Por terras portuguesas, o filme terá estreia na primeira quinzena de Novembro...

Sem comentários: