É verdade, o maior escritor português da actualidade terminou a obra que tem estado a escrever desde há muito tempo, parcialmente interrompida pela grave doença que o assolou. A data de publicação está prevista para o Outono e o título do romance será "A Viagem do Elefante". Pilar del Rio, esposa do autor, apresenta a obra no blog da Fundação Saramago, onde podemos ler
"A viagem do elefante é um livro coral onde as personagens entram, saem e se renovam de acordo com as peculiares exigências narrativas que o autor se impôs e lhes impôs. O elefante e o seu cornaca têm nome, como outras personagens que figuram nos manuais de história, embora apareçam também pessoas anónimas, gente com quem os membros da caravana se vão cruzando e com quem partilham perplexidades, esforços, ou a harmoniosa alegria de um tecto depois de tantas noites dormidas à intempérie."
A narrativa, como o título objectivamente indica, é baseada num facto histórico: um elefante asiático de nome Salomão que percorreu o caminho entre Lisboa e Viena (mais de metade da Europa). A ideia terá surgido quando o escritor encontrou um restaurante chamado "O Elefante" na Áustria.
Poderá vir considerada uma grande obra, inédita até, uma vez que poderia nunca ter sido concluída se José Saramago tivesse morrido da doença.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário