quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Vestir literalmente a música favorita


A notícia que se segue é tida como uma das possíveis salvações da indústria musical, sendo contudo mera especulação.

Hanna Rochelle Schmieder é norte-americana e é a mentora da Lyric Culture, empresa que se dedica a criar peças de roupa muito especiais: t-shirts, calças, cintos, mas baseados em letras de músicas. Como é que isto pode ajudar então a indústria? À partida parece tratar-se apenas de uma empresa cujos lucros são para fins privados, só que na realidade 30 cêntimos a 12€ (numa fase inicial) por peça reverte para os autores dos temas, mesmo não tendo sido estes a cantá-los ou a notabilizá-los.

Schmieder disse que a ideia lhe surgiu aquando da escrita de uma letra nuns jeans, afirmando até que "Trata-se de gerar receitas para os músicos. As editoras ficam com um parte dos lucros da digressão e do merchandising, mas não ficam com parte disto".

Os modelos da primeira colecção, apelidada de "The Revolution Colection" contemplam peças com letras dos Beatles e David Bowie e podem chegar a custar 380€. Para vê-la basta aceder ao site da Lyric Culture.

Pessoalmente, com preços tão elevados por peça e em relação à quantia revertida, sou um pouco céptico em relação ao sucesso inicial. Mas obviamente tudo muda com o tempo.

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