quinta-feira, 4 de setembro de 2008


Tem lugar n'A Moagem do Fundão a 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Jovem IMAGO. Este ano o tema é Documentário e Música – de D. A. Pennebaker a Julien Temple. Conta para isso com a presença do próprio Julien Temple, que irá responder a questões do público às 23h do dia 10, à qual se segue um concerto de Badly Drawn Boy. Também Vincent Moon, reconhecido realizador responsável por maravilhas como A Skin, A Night (filme-documentário sobre a concepção de Boxer, a obra prima dos The National>) e eterno fornecedor da La Blogothéqúe vai estar à mercê dos fãs à mesma hora do dia anterior.

"É neste sentido que dedicamos o IMAGO 2008 ao tema: queremos com este programa estimular as novas gerações de realizadores portugueses (mas também de públicos) a lançarem-se de corpo e alma numa área e num género que vai ganhando cada vez mais interesse e reconhecimento por todo o mundo, sendo um dos conteúdos mais requisitado pelos mais diversos canais de divulgação audiovisual, sejam eles o cinema mais tradicional, as televisões ou os mais inovadores serviços de comunicação e tecnologias online."

O programa irá focar 3 retrospectivas fundamentais para entender o documentário musical na actualidade, complementado com um reforço da programação de Docs Musicais Actuais no Heineken Open Space. Em primeiro plano terá uma retrospectiva dos trabalhos de dois dos mais importantes e influentes documentaristas musicais da história do cinema: D. A. Pennebaker e Julien Temple. Ainda na Selecção oficial há a obra de Penelope Spheeris, nomeadamente para a mitica trilogia “Decline of Western Civilization”.

Para além disto, como habitual, o IMAGO oferece outro tipo de abordagens ao tema em três espaços:

- SELECÇÃO OFICIAL CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS
- HEINEKEN OPEN SPACE
- SOUND & VISION EXPERIENCE

Para consultar programação proposta/ mais informações, ver site do IMAGO.

Sem comentários: