sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Cegos portestam contra Blindness

O filme que passa para a tela o consagrado livro "Ensaio Sobre a Cegueira" de José Saramago está a ser alvo de protestos da Federação Nacional dos Invisuais dos EUA. Tendo estreia em 21 estados no próximo dia 21 de Outubro, a película foi acusada de retratar os cegos como "incompetentes, sujos, cruéis, e depravados. Incapazes de realizar as tarefas mais simples como vestir, tomar banho ou encontrar a casa-de-banho" e que "o filme retrata as pessoas cegas como monstros e acredito que é pura mentira”, transmitindo estereótipos errados acerca de quem sofre da doença. A dita federação planeia já manifestações junto dos cinemas, com o recurso a cartazes, onde poderá mesmo vir a estar escrito: "Não sou actor, mas na vida real eu sou uma pessoa cega".

O realizador do filme, Fernando Meirelles afirma que "Creio que há um exagero por parte dos manifestantes que protestam apenas baseados no trailer e no livro..." e "Os personagens do filme não são cegos, são pessoas que ficaram cegas de um momento para o outro, sem nenhum tempo para adaptação. O filme é sobre a natureza humana e não sobre a cegueira". Os estúdios Miramax já emitiram também um comunicado onde declararam ter pena pelo protesto, dado que o filme foi realizado de forma mais fiel possível em relação à obra-prima (para mim) do autor português.

Concordo perfeitamente com Meirelles. Há que ver que a essência do filme não será a cegueira, ms aquilo que o ser humano é capaz de fazer segundo a sua própria natureza primária. Será assim tão difícil perceber que nem tudo é feito para quebrar tabus ou inferiorizar certos grupos? O realizador enconrou uma obra de um autor que vai de encontro à sua. Como podemos constatar, ja nos premiou com Cidade de Deus e O Fiel Jardineiro, que retraram de diferentes perspectivas a temática da podridão humana. Blindness apenas serve de reforço à mesma ideia: "aquilo que o Homem é capaz quando em situações extremas".

Em Portugal aguardamos ansiosamente pela estreia a 13 de Novembro!

Sem comentários: