domingo, 21 de dezembro de 2008

Warner versus YouTube

O grupo Warner Music exigiu ao YouTube que retirasse todos os vídeos dos seus artistas do portal, devido a uma falha cometida e verificada após a revisão por ambas as partes. Milhares de vídeos de artistas como Led Zeppelin, Madonna, Red Hot Chili Peppers ou Sheryl Crow serão retirados na sua forma oficial, embora todos os vídeos relacionados com as filiais do grupo, como os da Warner/Chappell, irão também desaparecer do famoso site.

A Warner rompeu as negociações este sábado por pretender ficar com uma percentagem mais alta dos lucros do portal do que a que estava estipulada: “Não podemos aceitar um acordo que não nos compense pelo valor que lhes proporcionavam as gravações dos nossos artistas”.

Os videoclips dos artistas da Warner entraram para o YouTube em 2006, aquando da sua criação, sendo portanto este o primeiro grande contrato do portal com uma discográfica. Nesta altura do campeonato, a Warner Music considera que aumentou em larga escala o número de visitantes e o valor do portal, levando mesmo a gigante Google INC a comprá-lo por cerca de 1300 milhões de euros.

A Warner, tal como a Universal Music e a Sony Music, recebe uma parte das receitas da publicidade associada aos vídeos da sua empresa mais um valor por cada vez que alguém acede às imagens. Contudo, a discográfica considera que o dinheiro que recebe é insuficiente e tentou negociar um aumento que acabou por não conseguir.

adaptado de Público

Sem comentários: