terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Leilão de Yves Saint Laurent e Pierre Bergé é leilão do século


O leilão da colecção privada de arte de 730 obras do estilista Yves Saint Laurent e do empresário Pierre Bergé em Paris foi um record e vendas, estimando-se 206 milhões de euros comprados só ontem à tarde. A sessão contou com mais de 30 mil compradores de França e de todo o mundo, que esperaram mais de quatro horas para admirar as obras em leilão. Record pois ultrapassou largamente o valor que a colecção de Victor e Sally Ganz atingiu em Nova Iorque (1997): 163 milhões de euros.

"Les coucous, tapis bleu et rose" de Matisse foi vendido por 32 milhões de euros, verdadeiro record mundial para a pintura francesa. Já na escultura, "Madame L.R", de Constantin Brancusi, rendeu mais de 29 milhões de euros. "Composition avec bleu, rouge, jaune et noir" de Piet Mondrian rendeu mais de 19 milhões de euros e "Le désespoir de Pierrot" de James Ensor foi vendido por 4,4 milhões de euros.

O quadro "Instruments de musique sur un guéridon" de Picasso, apresentado como a grande obra do leilão, não teve contudo compradores que chegassem à licitação mínima, sendo vendido por 21 milhões de euros.

O estado francês comprou três obras:
- Um quadro de Giorgio de Chirico por cerca de 10 milhões de euros
- Um quadro de Edouard Vuillard por 320 mil euros
- Um quadro de James Ensor por 480 mil euros.

Assim, as licitações continuam hoje com obras do século XIX e amanhã com arte asiática.

Sem comentários: