sexta-feira, 20 de março de 2009

Cinemateca ampliada

O arquivo histórico da RTP (cerca de 25 mil horas em conteúdo no total) vai ser albergado em 5 novos cofres e depósitos construídos em mil metros quadrados, nos edifícios do ANIM, em Bucelas. O Ministério da Cultura afirma que as obras (sem data de arranque ainda) custarão 2terão estimadamente a duração de dez meses. A ampliação destes arquivos em Loures não compreende só a RTP mas também a Cinemateca.

No arquivo ANIM em Bucelas trabalham cerca de vinte pessoas actualmente na conservação, preservação, restauro, catalogação das imagens em novimento, depositadas em cofres climatizados para retardar o mais possível a degradação física dos seus suportes. Tem capacidade para armazenar cerca de 182 mil bobines, o que equivale a mais de 54 mil quilómetros de película.

Do acervo fazem parte, os primeiros filmes de Aurélio da Paz dos Reis (por exemplo), feitos em 1896, e "Os crimes de Diogo Alves" (1991), de João Tavares, considerado o primeiro filme português de ficção. A Juntam-se a estes centenas de jornais de actualidades, que eram exibidos nas salas antes da projecção dos filmes, filmes sobre as ex-colónias portuguesas, documentários produzidos pelo Estado Novo e ainda filmes amadores de particulares que são depositados no ANIM.

adaptado de Diário de Notícias

Sem comentários: