domingo, 17 de maio de 2009

Bookcrossing em Lisboa

A iniciativa foi criado em 2001 por Ron Hornbacker, programador de sotfware americano, como uma simples forma de rastrear livros através da Internet, transformando-se rapidamente num fenómeno global, excedendo compaletamente a sua premissa inicial. Agora, com mais de 600 000 leitores de 130 países diferentes e mais de 4 milhões de livros registados em todo o mundo, o Bookcrossing começa a ser mais divulgado em Portugal, nomeadamente em Lisboa, com a feira do livro, que hoje termina. Em territórios lusosm, conta com mais de 8000 membros, pelo que é uma das maiores comunidades da Europa e a décima em termos mundiais.

De cafés a bibliotecas, escolas a serviços públicos, ruas, jardins, shoppings ou até na praia, a iniciativa consiste em encontrar o livro, lê-lo, comprovar-se que se leu, adicionando o nome e no final, simplesmente libertá-lo, para que possa ser lido por outra pessoa. Rege-se assim por 3 R's:
Read Ler um bom livro.
Register Registar. Criar um diário para esse livro, dar-lhe um número de identificação (BCID) e colar-lhe uma etiqueta.
Release Libertá-lo, para que possa ser encontrado por outra pessoa, recebendo uma notificação por email cada vez que o livro for encontrado e uma mensagem deixada no seu diário.

Se encontrar um livro perdido por Lisboa, não se admire, verifique se tem a etiqueta do Bookcrossing e aproveite para lê-lo e deixá-lo num sítio qualquer no final, para que a experiência possa ser repetida com outro cidadão.

Sem comentários: