quinta-feira, 25 de junho de 2009

De 5 para 10


E eis que do nada surge esta notícia: Sid Ganis, predidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, anuncia numa conferência em Beverly Hills, que esta tomou o veredicto de que o Oscar de melhor filme vai passar a ser disputado entre 10 filmes, já a partir de 2010, nos prémios que dizem respeito à produção cinematográfica de 2009. É o retomar de um sistema que funcionou durante mais de uma década e meia, da primeira até à 16ª edição dos Oscars, em 1943. Desde então, o melhor filme, tal como a maioria das categorias restantes, é escolhido entre um leque de 5 nomeados. Assim, são satisfeitos alguns dos protestos pelo incómodo causado pela presença de certos títulos de fraco impacto nos EUA nesta categoria principal (p.e. Frost/Nixon).

Agora, as perguntas que todos fazem: E as categorias de melhor filme de animação e melhor filme estrangeiro? E o melhor realizador?

Esperar...os nomeados para a 82ª edição dos Oscars serão anunciados a 2 de Fevereiro de 2010, tendo a cerimónia lugar dia 7 de Março, no Kodak Theater em Los Angeles.

Sem comentários: