quinta-feira, 2 de julho de 2009

Coração Independente por um elevado preço


"Coração Independente Dourado", peça da artista plástica Joana Vasconcelos que imita a filigrana típica de Viana do Castelo, foi anteontem vendida num leilão londrino da Christie's por um preço final de 192 mil euros. Elaborada com talheres de plástico e feita por encomenda para o restaurante lisboeta Eleven, a peça está agora em posse de uma coleccionadora anónima, que a irá emprestar meses mais tarde à Colecção Berardo.

Foi a primeira vez que uma peça de Joana Vasconcelos foi vendida num leilão comercial, uma vez que até ao momento apenas tinha exposto peças em leilões cujas receitas iriam reverter a favor de obras sociais.

Em declarações à imprensa, a artista manifestou o seu contentamento: "Foi uma super-emoção. Acompanhei o leilão pela Internet, ontem, quando cheguei a casa. Nunca imaginei que fosse tudo tão rápido e dinâmico. Pensei que demorasse mais tempo. No final ficámos todos muito contentes (...) Mais do que o valor da obra - que acabou por atingir o dobro do previsto -, que é algo que fica fora do domínio do artista, o que eu espero é que isto sirva para abrir as portas do mercado inglês, que é super exigente. Gostava muito de pertencer a esse mercado e de estar representada numa galeria. Espero que isto ajude".
A peça surgiu de um pedido do restaurante por um motivo que se relacionasse com a História de Portugal, a tradição, mas também com a ideia de luxo e também de restaurante. A simbologia refere-se nada mais nada menos que ao fado, que é tradicionalmente cantado em restaurantes. A obra mede 3,7 metros de altura.

Sem comentários: