sábado, 29 de agosto de 2009

Alain de Botton: uma semana no aeroporto de Heathrow


O aeroporto londrino de Heathrow convidou o escritor/filósofo suíco para ali residir durante uma semana. Deu-lhe acesso a tudo e total liberdade na sua escrita, na esperança de que ele se inspire na dinâmica e azáfama do quotidiano do aeroporto mais movimentado da Europa e um dos mais movimentados do mundo.
O autor afirma que "Sempre considerei os aeroportos fascinantes. Se quiséssemos levar um marciano a um local que representasse tudo o que há de especial e de particular na sociedade moderna com os seus altos e baixos, escolheríamos sem dúvida nenhuma um aeroporto". Assim, diz que de facto estes locais reúnem os grandes clichés da actualidade como o poder da tecnologia, a globalização, o debate sobre o meio ambiente, o frenesi dos locais de trabalho modernos e o sonho da viagem. Botton tem agora uma secretária estrategicamente colocada no hall do moderno terminal 5 de Heathrow (aberto desde o ano passado e foi projectado pelo arquitecto britânico Richard Rogers. Consigo levou o portátil, podendo as pessoas que por ali passam diariamente ver o que ele está a escrever nele através de uma tela gigante, posicionada atrás do escritor.

O livro já tem título, A Week At The Airport: A Heathrow Diary, e será distribuído gratuitamente no dia 21 de Setembro a 10 mil dos passageiros que passem por Heathrow. Só mais tarde chegará às livrarias.



adaptado de Ípsilon

Sem comentários: