sábado, 22 de agosto de 2009

Biblioteca virtual da Google pode ter curta existência

Uma coligação entre três dos maiores gigantes tecnológicos, Amazon, Microsoft e Yahoo, insurge-se contra a maior biblioteca virtual do mundo. Para começar, vão assinar um acordo - Open Book Alliance -, organizado pela Internet Archive, para combater a Google, que pretende criar a maior biblioteca virtual do mundo com o serviço Google Books. Até agora, a Microsoft e a Yahoo já confirmaram a sua participação, restando apenas a Amazon para que a aliança seja formalizada

Brewster Kahle, fundadora do Internet Archive, é peremptória: "A Google está a tentar monopolizar o sistema de biblioteca online, através da exploração de uma única fonte de todos os títulos publicados". Já Peter Brantley, director da organização, garante "Todos nesta coligação temos uma visão competitiva do mercado literário mas se o Google tiver sucesso, conseguirá garantir o monopólio da exploração de uma parte considerável dos livros de o século XX".

Já em 2008, o Internet Archive (organização sem fins lucrativos responsável pela digitalização de 1,5 milhões de livros) chegou a acordo com algumas editoras e autores face à digitalização ilegal de livros que o Google Books estava a levar a cabo. Na altura, a Google concordou com o pagamento de uma indemnização de cerca de 87 mil euros, criando então a Book Rights Registry, onde os autores e as editoras poderiam registar os seus trabalhos, sendo remonerados. Contudo, ficou com direito à digitalização de títulos cujos autores são desconhecidos, o que correspondia a 50-70% dos livros editados após 1923.
De França surgiram mais críticas, com receio de que a iniciativa reforce o predomínio da língua/pensamento anglo-saxónico, juntando-se a vários outros países da Europa, que já garantiram apoios da UE para um projecto rival para obras que não sejam em inglês.

A Google argumenta que o acordo para esta biblioteca universal virtual trará grandes benefícios para os autores, já que em alguns casos poderão fazer fortunas com livros fora de circulação e que podem ser facilmente consultados através da dita biblioteca. "Constitui um vantajoso processo de democratização da leitura, onde todos saem a ganhar".

Sem comentários: