segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Michael Jackson de Andy Warhol a leilão


Um retrato de Michael Jackson 76,2 x 66 cm da autoria de Andy Warhol (1984), foi colocado em leilão por uma galeria de East Hampton e vai ser arrematado terça-feira, admitindo-se que possa atingir os 10 milhões de dólares (7,1 milhões de euros).
Tinha sido adquirido em leilão da Sotheby's em Maio por menos de 300.000 dólares (213 300 euros) por um comprador não identificado que, mal soube da morte de Jackson (25 de Junho), o colocou à vend na galeria Vered Art. Segundo esta leiloeira, foi tamanho o interesse despertado pela obra que o fecho do leilão, inicialmente previsto para 12 de Julho, foi adiado para 18 de Agosto: "Tivemos de parar a venda temporariamente por causa da quantidade impressionante de pessoas que nos telefonaram a pedir informações".

Este será o principal retrato do "rei da pop" feito pelo artista plástico, dado que um outro feiro também em 1984, no auge da fama do cantor, está em exposto na Galeria Nacional do Retrato em Washington. Terá sido uma oferta da revista norte-americana Time ao museu em 1986.

Sem comentários: