segunda-feira, 14 de setembro de 2009

"Athlete's Series" de Andy Warhol roubada


Retratos da Athlete's Series de Andy Warhol, que incluem o futebolista brasileiro Pelé, o pugilista Muhammad Ali e o jogador de futebol americano O. J. Simpson são algumas das obras de arte que foram roubadas naquele que foi o maior assalto a uma resid~encia em Los Angeles nos últimos dez anos. A casa era de Richard Weisman, empresário e amigo do artista, que os tinha encomendado a Warhol em 1977. A série de dez peças consistia, como já foi referido, no retrato dos mais famosos atletas do momento, tendo sido concebida entre 1977 e 1979. O valor é desconhecido ainda, mas falam-se em vários milhões de dólares.

O furto terá ocorrido entre os dias 2 e 3 de Setembro, quando o empresário estava em viagem e a casa se encontrava fechada, tendo mais tarde sido deecoberto pela ama. As pinturas estavam expostas na sala de jantar e não foram encontrados vestígios de entrada forçada. O ladrão sabia então perfeitamente como entrar na residência de Weisman e sobretudo o que roubar, já que só levou os retratos dos desportistas, excluindo outras obras de arte igualmente valiosas como outras peças de Warhol por exemplo.

Richard Weisman está a oferecer uma recompensa de um milhão de dólares por qualquer informação que conduza à recuperação da Athletes Series. Don Hyrcyk, especialista em rouos de arte, afirma que "É muito difícil dar saída a obras desta importância(...) De acordo com a minha experiência, serão achados. É apenas uma questão de tempo" .

Sem comentários: