sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Coca-Cola Light Gosta de Ti


A designer Catarina Pestana, cuja peça "Coca Cola Light gosta de ti!" , que criou para uma das exposições da bienal ExperimentaDesign'09, foi retirada por imposição da Coca-Cola por incluir um vibrador, afirmou ao jornal Público que "Não vou destruir a minha peça". Já Guta Moura Guedes, directora da EXD'09, explicou que "a peça que Catarina propôs não correspondia ao briefing", o que "só foi verificado no dia em que a exposição abriu", (quarta-feira 10 Setembro à noite).

A peça consiste num manequim feminino dourado com um vibrador, que deveria fazer parte de uma exposição organizada com a Coca-Cola, no Lounging Space da bienal no Palácio Braamcamp, em Lisboa.

Segundo Moura Guedes, terá ficado acordado entre as duas que a peça não poderia integrar a exposição e que ambos os lados iriam "discutir em conjunto o briefing - como é hábito num processo criativo entre um designer ou arquitecto e o cliente ou, neste caso, o curador - e rever o trabalho proposto (...) uma diferença substantiva entre design, arquitectura e artes plásticas". O que era proposto no âmbito deste projecto Coca-Cola Light era um trabalho de design. Contudo, Pestana garante que no briefing não lhe terá sido dito que teria que fazer um objecto funcional e "não existia qualquer regra de conduta". Fez então "uma peça de comunicação (...) design emocional". A directora do estúdio DASEIN explica que aconteceu a obra foi censurada pela Coca-Cola, o que é inédito na bienal.

Quanto à peça, será transportada para o MUDE -Museu do Design e da Moda (MUDE) em Lisboa, frente ao qual se realizou ontem à noite um leilão da DASEIN., afirmo a directora que "Há já pessoas interessadas nela", incluindo Berardo.

adaptado de Ípsilon

Sem comentários: