terça-feira, 29 de setembro de 2009

Roman Polanski detido por violação


Polanski chegara no sábado à Suíça para participar no Festival de Cinema de Zurique, onde ia ser homenageado. Logo no aeroporto foi preso, em cumprimento de um mandado internacional de captura emitido apenas em 2005 pelas autoridades americanas. A ministra da Justiça suíça diz que "não tinha outra solução", mas os governos de Varsóvia e de Paris entenderam-se para pedirem, em conjunto, a libertação de Roman Polanski. O realizador franco-polaco, apanhado nas malhas de um processo por violação que o levara há 31 anos a fugir dos Estados Unidos, arrisca-se a ser extraditado e eventualmente a ser condenado a uma pena pesada. Refere ainda que "A Suíça não sofreu quaisquer pressões dos EUA. A política não tem nada a ver com isto", justificando ter apenas dado cumprimento ao acordo de extradição existente com os EUA.

A alegada violação de 1977 em Los Angeles terá decorrido na casa do actor Jack Nicholson, a uma menor de 13 anos. Após a queixa apresentada então pelo pai da menor, o realizador confessou-se culpado de "relações sexuais ilegais" e passou um mês e meio na prisão. Terá sido por problemas decorrentes deste incidente que o realizador fugiu para a Europa em 1978, vivendo em França desde então.

Depois de os organizadores do festival terem adiado a homenagem preparada, multiplicaram-se os sinais de aopio em relação a Polanski.

2 comentários:

daniela disse...

Estou revoltada com a situação. Há pessoas a cometer crimes bem piores e passam meia dúzia de anos na prisão, ou nem isso! E este caso, de há 31 anos ainda andam nisto.

Nessuno disse...

Bem o crime é um pouco sórdido, mas o que me mete nojo é andarem nisto 3 décadas depois. deviam era ter vergonha na cara.