domingo, 22 de novembro de 2009

Tim Burton no MoMA



A exposição que a partir de hoje está presente no Museum of Modern Art (MoMA) em Nova Iorque tem como nome Tim Burton. Sim, é verdade aquilo que pensamos imediatamente: uma retrospectiva do trabalho do realizador, mas não só da sua carreira no cinema... Várias ilustrações dos tempos em que era criança e estudante, bem como algumas peças da sua autoria ligadas a trabalhos nunca concretizados, criações exteriores à sua carreira cinematográfica como pinturas, desenhos, fotografias e textos seus relacionados "com o espírito do surrealismo pop" podem ser encontrados pela mostra. Mais de 700 peças raras ou nunca vistas até então garantidas pelo museu. Os filmes Eduardo Mãos de Tesoura, O Estranho Mundo de Jack, Batman, Marte Ataca!, Ed Wood e Os Fantasmas Divertem-se estão representados na exposição através de um conjunto de fatos, bonecos, maquetas e storyboards. Acompanhada também por uma retrospectiva completa de trabalhos teatrais do extravagante realizador e argumentista, bem como de curtas-metragens realizadas, ainda se poderá assistir a um ciclo de cinema.

Apesar de apenas abrir ao público hoje, durante esta semana o próprio Tim Burton realizou duas visitas guiadas pela exposição. Inclusivamente, na terça-feira, foi realizado no MoMA uma gala de recolha de fundos, marcada pela presença de Johnny Depp e Helena Bonham Carter (esposa do cineasta), acompanhantes fiéis de Burton.

A exposição durará até 26d e Abril de 2010 e será ainda editado um catálogo que junta os materiais expostos e textos especificamente criadost para esta exposição.

Sem comentários: