sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

75 anos de Elvis


O rei do rock'n'roll' teria hoje 75 anos. Sem Elvis Aaron Presley, a "popular music" nunca seria a mesma. Hoje, a mansão de Graceland, que é já monumento nacional em Memphis, volta a acolher Lisa-Marie (filha) e Priscilla (ex-mulher), para uma celebração da data com os meilhares fãs. Existe bolo de aniversário a ser partilhado com todos, assim como exposições, concertos, concursos de dança, debates. Há um claro objectivo em declarar dia 8 de Janeiro o "Dia Elvis Presley" em Memphis.

Em Dezembro do ano passado foi lançada na América uma edição de luxo intitulada Elvis 75: Good Rockin' Tonight, que consiste caixa com quatro discos, um livro de 80 páginas com fotografias raras e um texto escrito por Billy Altman. No início da semana foi lançado nos EUA o livro My Best Man, de George Klein, amigo de liceu próximo do cantor, fazendo na obra um percurso sobre a carreira do artista, recorrendo a recordações. Já no final do mês é lançada em Portugal Elvis 75, uma nova colectânea que contém 25 temas remasterizados, marcantes da sua carreira. .

Existe ainda a exposição Elvis At 21, focada nos primórdios da carreira de Presley, que está patente no Proud Galleries Chelsea (Londres) até 31 de Janeiro. As fotografias raras da autoria de Alfred Wertheimer da altura em que Elvis deixou a Sun Records e assinou pela RCA são o atractivo principal. Já a conhecida companhia Cirque du Soleil tem neste momento em cartaz em Las Vegas o espectáculo Viva Elvis, comemorativo da efeméride.

Sem comentários: