segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Irmãs Wilson expõem na Gulbenkian


Tempo Suspenso é a maior exposição individual das irmãs gémeas britânicas Jane e Louise Wilson e chega dia 21 ao CAM - Centro de Arte Moderna - da fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, estando patente até dia 11 de Abril. Esta inaugura um novo ciclo no local sob a direcção de Isabel Carlos, responsável também pela curadoria desta mostra.

A exposição tem início em, Hypnotic Suggestion 505 (1993), primeira obra em vídeo das artistas quando tinham 26 anos, pela qual ilustram as experiências a que se submeteram na área da psique humana. Quatro anos depois, começaram a usar múltiplos ecrãs e imagens projectadas lado a lado, sendo que nos últimos cinco anos têm criado instalações quu interagem até com o observador.

O objectivo da mostra, segundo as irmãs, é seguir "numa viagem que tem tanto de tempo psicológico como de arqueologia de lugares e vivências, transportando-nos para um tempo suspenso". Assim, são apresentadas obras inéditas, como uma série de cinco esculturas produzidas especificamente para o espaço da fundação, que jogam com a sua arquitectura: réguas que medem e pontuam os vários espaços expositivos e uma escultura suspensa inspirada na obra do construtivista Alexander Rodchenko. Vídeos (Songs for my Mother p.e.) e a série de fotografias Oddments (2008) são alguns dos acréscimos às obras já referidas.

Sem comentários: