quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Serralves comemora centenário da República

A implantação da República Portuguesa teve raíz numa mudança de pensamento, nomeadamente da comunidade artística, cujos representantes se viriam a militar socialmente em cidadania, impulsionando a grande mudança. O Museu Fundação Serralves comemora o centenário da República com a exposição "Às Artes, Cidadãos!", a ter início em Novembro próximo. Assim sendo, irá ser demonstrado principalmente o impacto da revolução política/ideológica nas primeiras décadas do século XX nas manifestações artísticas internacionais da época.

O director João Fernandes declarou em conferência de imprensa que a exposição tenciona "abrir a discussão e a controvérsia, mais do que estabelecer consensos". Deste modo, o evento não se limita a mostrar os acontecimentos anteiormente referidos, focando-se também em artistas contemporâneos que enquadram politicamente a sua arte.


Para além deste programa, a Fundação Serralves apresenta ainda este ano:

- Ciclo Sabor do Cinema: com início a 31 de Janeiro, com os filmes Learn Baby Learn, de Carina Rafael e A Raiz do Coração, de Paulo Rocha.

- Mostra dedicada aos trabalhos de Lourdes Castro e Manuel Zimbro: com início em Março.

- 7ª Edição Serralves em Festa: dias 5 e 6 de Junho. Espera-se afirmar como o grande evento dentro da cidade do Porto, já que expande a área de acção dentro da área metropolitana.

- Exposição da pintora sul-africana Marlene Dumas: início em Julho.

- 19ª Edição Jazz no Parque: início a 10 de Julho com o Vijay Iyer Trio. Participação de Bernardo Sassetti Trio a 17 de Julho e o quinteto Contact a encerrar no dia 24 de Julho.

- Exposição de José Barrias: início em Outubro.

Sem comentários: