segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

6ª BES Photo começa hoje


"Dois Pássaros na Gaiola", de André Capeda

É hoje inaugurada no Museu Berardo a exposição dos três finalistas da 6ª Edição do BES Photo. Como já foi aqui referido, o júri composto por Delfim Sardo, Miguel von Hafe Pérez e Nuno Crespo, nomeou como finalistas André Cepeda, Filipa César e Patrícia Almeida, que assim expõem os seus trabalhos, conhecidos ao longo de 2009 em várias instituições por mostras/apresentrações.
A exposição está dispota em três fases, estando a cargo de cada artista uma fase completamente estanque, pela variabilidade dos trabalhos entre si. Por exemplo, Patrícia Almeida fotografa as pessoas, a natureza e as paisagens paradisíacas e simples, festivais (Paredes de Coura e Ilha do Ermal), o amor, o contraste entre o Uurbano e o rural e as pequenas coisas que nos rodeiam e que subitamente descobrimos. Já André Cepeda é mais abastracto e conceptual, partindo de um filme com apenas quatro planos para fazer uma reflexão sobre o amor, sendo que "Cada plano distingue-se da fotografia apenas pela respiração". Para acompanha estes planos de Ontem, onde os protagonistas são um casal abraçado despido e vulnerável, Capeda tem fotografias que representam a dualidade. A outra concorrente, Filipa César, aborda temas complexos como o degredo, a homosexualidade e a censura e presos políticos no Estado novo.

O prémio é de 25.000€. O vencedor é elegido pelo o Júri de Premiação constituido por José Gil, Alberto Anaut e Marcell Feil e será conhecido no próximo dia 23. Contudo, a exposição permanece até dia 4 de Abril.

1 comentário:

José Cabral disse...

eestive lá, depois conto-te a pequena excentricidade que cometi=)