sábado, 13 de fevereiro de 2010

ARCO Madrid 2010


Na próxima quarta-feira, dia 17 de Fevereiro, tem início mais uma edição da ARCO Madrid. Este ano, irá contar com 11 galerias portuguesas de arte, das quais a maioria é repetente (Arthobler, Carlos Carvalho Arte Contemporânea e Baginski por exemplo). As visitas profissionais prolongam-se até quinta-feira, dia da inauguração oficial deste evento, decorrendo até dia 21 deste mês.

Contudo, este ano há uma mudança: não é um país o convidado especial da feira de arte, mas sim uma cidade - Los Angeles. A cidade, conehcida como um dos maiores expoentes mundiais de multi-culturalismo, faz-se representar por 17 galerias e 60 artistas. Christopher Miles, comissário da secção Panorama Los Angeles, afirmou inclusivamente que "Queremos partilhar esta visão de Los Angeles com Madrid, um dos grandes centros de manifestações culturais e artísticas (...) um espaço onde todas as culturas estão representadas".

No total a ARCO Madrid irá albergar os trabalhos de 218 galerias (das quais 141 são estrangeiras) de 25 países diferentes. Para além das 162 que se centram no Programa Geral, o espaço ARCO 40 vai receber mais de 30 projectos de jovens artistas. Tudo vale nas obras apresentadas, desde pintura, fotografia, escultura, instalação ou vídeo. Outros espaços interessantes são o espaço Expanded-Box, onde se realiza "uma aposta nas tendências mais actuais que exploram as influências e os usos das tecnologias nas artes", o espaço Performing Arco que acolhe projectos visuais e a secção Cinema Loop, dedicada ao vídeo. Decorrerão ainda debates profissionais com especialistas de todo o mundo.
O evento vai, ainda assim, para lá do espaço da exposição, dado que irão decorrer na outros programas no Instituto Cervantes, no Museu Reina Sofía, na Filmoteca Espanhola e no Matadero Madrid.

As entradas para o público, que pode visitar a ARCO de 19 a 21 de Fevereiro, custam 32 euros.

Para ver programa detalhado, visitar site oficial

1 comentário:

Dalaiama disse...

Epá tu é que escreves estes artigos todos?!
Ganda trabalhão!!
Verdadeiras reportagens!!
;)
No início pensei que fosse um blog sobre cinema, porque vi montes de posts sobre isso. Depois reparei que é a tua obra é mais diversificada :)
Tá porreiro este artigo sobre o ARCO. Já não lá vou Há uns bons aninhos.
Fica bem ;)