segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Mel para o Urso alemão



E a surpresa é que Bal (Honey), do realizador turco Semih Kaplanoglu ganha o Urso de Ouro na Berlinale. Surpreedido? Por certo, já que nem era dos favoritos (ao contrário de The Ghost Writer de Roman Polanski, que ganhou o Urso de Prata de Melhor Realizador), tendo a sala meio cheia aquando da sua projecção no festival, assim como a conferência de imprensa.
O cinema oriental sai mais uma vez com prémios, inclusivamente o de Carreira atribuído ao realizador Yoji Yamada, assim como o de Melhor Actriz para Shinobu Tarajima em Caterpillar e o Urso e Prata de Melhor Argumento para Apart Together, filme de abertura do festival, do chinês Wang Quan'an.

Outros grandes vencedores foram por exemplo o romeno If Want to Whistle, I Whistle, de Florin Cerban, que ganhou o Prémio Alfred Brauer e o Grande Prémio do Júri; e a dupla Grigory Dobrygin e Sergei Puskepalis, do filme russo How I Ended this Summer, premiada ex aequo com o Urso de Prata de Melhor Actor, ganhando a fotografia de de Pavel Kostomarov ainda o Urso de Prata da Melhor Contribuição Artística.

Sem comentários: