sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Estoril Film Festival 2010


O que têm em comum uma exposição de fotografia de Lou Reed, uma retrospectiva sobre a obra de Kathryn Bigelow, uma master class de Anton Corbijn, uma homenagem a Roman Polanski e um desfile de moda de John Malkovich? A edição de 2010 do Estoril Film Festival vem impô-lo como o mais sólido evento de cinema português, distinguido pela diversidade das suas propostas, quer a nível de cinema, quer na moda, representação, música ou fotografia como veículos para o grande ecrã.

A abertura é hoje e tem as honras de Lou Reed, sendo que durante o evento surgem propostas cinematográficas bem variadas: em competição temos nomes como In The Shadows de Thomas Arslan, Copacabana de Marc Fitoussi, A Espada e a Rosa de João Nicolau ou Autobiography de Nicolae Ceausescu de Andrei Ujica; fora de competição surgem The American de Anton Corbijn, The Kids Are All Right de Lisa Cholodenko, Honey de Semih Kaplanoglu ou Machete de Robert Rodriguez. O júri é constituído por Laurie Anderson (música), Piotr Anderszewski (pianista), Juan Mari Arzak (chef), Adolfo Luxúria Canibal (músico), Bella Freud (designer de moda) e Valeria Golino(actriz).

Podem ainda ver-se a retrospectiva de Elia Suleiman, homenagens a Chris Marker, Marisa Paredes, Koji Wakamatsu e Baltasar Garzón; e memoriais a Ruy Duarte de Carvalho e Werner Shroeter.

Para consultar programação completa, clicar aqui

Sem comentários: