terça-feira, 30 de novembro de 2010

Por Manhattan - High Line

O Meatpacking District é a nova zona da moda da Manhattan de 2010. O bairro surgiu de uma necessidade que os nova iorquinos têm de ocupar todo e qualquer espaço abandonado ou em desuso e transformá-lo em arte contemporânea. Assim, peagaram numa zona de Chelsea com grandes armazéns e fábricas de empacotamento da carne, assim como pequenos estaleiros e linhas de comboios transportadores de mercadoria e transformaram-nos em lojas de estilistas ainda desconhecidos lado a lado com grandes nomes e os nomes do hype, restaurantes retro e de design, ateliers de arte urbana e discotecas/bares das mais variadas e originais influências. Junto ao rio Hudson foi criado um espaço verde que dá cor ao castanho avermelhado dos armazéns.










Chama-se High Line e é possivelmente uma das propostas mais aliciantes de Manhattan para quem gosta de fundir a adrenalina da cidade com a presença natural. O "parque", se é que se pode chamar assim, foi criado nas linhas de caminho-de-ferro suspensas que ligavam os armazéns e fábricas e se deslocavam pelo West Side da ilha por forma a abastecer mercadoria. O conceito da associação que faz a manutenção do espaço (Friends of the High Line) é simples: "Keep It Wild". Para quem não está informado, a vegetação do High Line não é baseada em ávores mas sim em arbustos e e ervas de savana, completamente selvagens e que emanam um cheiro bastante forte e característico. Este "Keep It Wild" surge não só como aviso, mas também como forma de carácter, que faz sentir livres aqueles que se aprisionam no stress quotidiano e no ritmo alucinante da cidade. Ao longo do percurso férreo vemos bancos e esprigaçadeiras com rodas que assentam em cima da linha, miradouros para o rio, para a cidade, para a estrada(!) - este é sem dúvida o mais original -, uma instalação-museu fechada, jogos de luz, cor e ilusão de óptica, o Standard Hotel (maravilha arquitectónica e símbolo do voyeurismo que assenta no parque) e plantas exóticas.

A altura aconselhada para visita é precisamente o pôr-do-sol, em que os vidros espelhados dos hotéis e empresas reflectem luz para o castanho dos edifícios industriais do século XIX, criando-se um clima quente, acentuado pela flora da savana e New Jersey recortada no horizonte.

529 West 20th Street, Suite 8W
New York, NY