domingo, 9 de janeiro de 2011

Dentro de uma orquestra



Re-Rite é o nome pouco vulgar da experiência pouco vulgar que hoje chega ao MUDE. Falamos de uma instalação multimédia audiovisual no piso nunca aberto ao público do museu, que mostra a Philharmonia Orchestra de Londres a interpretar "A Sagração da Primavera" do compositor russo Igor Stravinsky. Os músicos foram filmados por 29 câmaras e o som captado com um microfone por cada singular secção da orquestra. Os vídeos serão então projectados em telas, lençóis e paredes nuas do espaço em tamanho superior ao real e em cada sala pode ser experienciado um músico ou uma secção em particular. Isto quer dizer essencialmente que podemos acompanhar o percurso do músico/grupo de músicos mesmo até quando não têm partitura em determinada parte, dando uma noção completa ao público de como funcionam as orquestras. É também dada aos visitantes a oportunidade de acompanhar a secção de percussão ao vivo, podendo experimentar bombos e tambores, enquanto os músicos são projectados. Ainda excitante é a perspectiva dada numa sala em que estará disposto um vídeo filmado a partir de uma câmara colocada na cabeça de um violinista, que permite a veriicar a sensação de confusão e adrenalina que é estar no meio de uma orquestra.

Esta espécie de instalação-exposição-concerto é o resultado de uma colaboração com a Gulbenkian, que já garantiu ser uma das maiores apostas da temporada de música da Gulbenkian para 2010/2011.

Até dia 23 de Janeiro é possível ter esta experiência. Para os mais cépticos, há sempre oportunidade para ver a orquestra ao vivo na Gulbenkian na próxima terça-feira dia 11 ou no Colsieu dos Recreios na quinta-feira. Se bem que, como afirma o maestro Esa-Pekka Salonen "Olhamos para uma orquestra e tomamos por garantido que eles estão ali e o que vão fazer mas não sabemos como é que ela funciona realmente por dentro, como é o motor da máquina".

Sem comentários: