sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sex Pistols em Paredes de Coura: Epílogo


Foto de Miguel Puga

Tudo começou com um Good Fucking Evening! de Johny Lydon, já que após ter arranjado os dentes e por fim à imagem eterna do vocalista com dentes podres, Rotten não faria sentido. Contudo, os espectadores não pareceram ligar muito a este facto e todos se empolgaram com o velho punk que lhes aparecia na frente, como se de um deus se tratasse. As calças ao xadrez e a t-shirt rasgada com letras "Pretty Vacant", tema de abertura, levaram até o mais selvagem dos punk rockers a comover-se. O cenário era igualmente mínimo e simples, à boa maneira dos Pistols, com um pano onde para além do logotipo simulador em letras de jornal, possuía duas ceifeiras mecânicas destruidoras e a inscrição "Combine Harvester - 2008", noem da tour (Ceifeira de Liga). bandeiras de Inglaterra e do Reino Unido encontravam-se por ali também. Lydon, Glen Matlock (substituto do falecido Sid Vicious), Steve Jones e Paul Cook apresentaram-se no primeiro concerto em Portugal com uma atitude bastante diferente, nada punk de todo. Para além da imprensa controlada, proibição da transmissão do concerto, do espectáculo limitado e de frases como "Are we that bad?", "Heart, Love!" ou "Your Sound Is Fucking Shit" (resultante de uma preocupação com a amplificação de um microfone, que antes nunca teria sido causa de aborrecimento da banda), ocorreu invasão de palco e Johny ameaçou para com o seu trabalho repreendendo os espectadores autores do feito.
Mas a noite não se limitou a isto...os Sex Pistols não vieram brincar e brindaram a audiência com os temas mais famosos "Bodies", "Submission", "Holiday in the Sun" (considerado o ponto alto do concerto e altura em que Lydon elogiou o fantástico sol português), "Anarchy in the UK" e a nada desactualizada "God Save the Queen". O segundo encore teve ainda espaço para covers de "Silver Machine" e "Roadrunner", respectivamente dos Hawkwind e dos Modern Lovers.
Houve projecção de copos, de líquidos dos copos, moche, berros, apupos, mas sobretudo loucura em estado bruto. Johny Rotten, embora de forma mais lenta devido à idade, fez os mesmos gestos, arregalou os olhos e fez ecoar bem os seus "rrrr's" irlandeses pela estância minhota. Afinal de contas, ninguém imaginava 31 anos depois ver os Sex Pistols no nosso país!

Aqui fica a introdução do concerto:

Sem comentários: