quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ExperimentaDesign'09


Esta bienal, que tem lugar habitualmente em Amsterdão e Lisboa, celebra já dez anos de vida, regressando à capital portuguesa com alguns dos mais conceituados críticos, curadores e criadores a nível internacional. Paola Antonelli (directora do MoMa de Nova Iorque) Alice Rawsthorn (directora do Museu do Design de Londres), o arquitecto Alejandro Aravena, Giulio Cappellini ou Konstantin Grcic são alguns exemplos a referir. São onze os espaços na cidade que acolhem até 7 de Novembro cerca de 71 eventos ao atodo. A designer Guta Moura Guedes está encarregada da organização, sob o tema geral "It´s About Time".

Na primeira semana da Bienal (9-13 Setembro) as manhãs da Experimenta Design serão preenchidas com as "Open Talks" no Mercado de Santa Clara/debates dirigidos ao público especializado, Já à tarde, vão ter lugar no Teatro Camões as "Conferências de Lisboa", dirigidas a um público mais vasto. Nos encontros com especialistas nacionais e internacionais, que irão promover a discussão/reflexão sobre design e arquitectura surgem também o designer gráfico Peter Saville, Dario Buzzini, Leif Huff, Alejandro Aravena, Julien de Smedt e também os portugueses Delfim Sardo, crítico de arte e o designer Fernando Brízio.

Contudo, há quatro exposições que são outra importante componente da programação do evento:
- Quick, Quick, Slow, comissariada por Emily King, irá mostrar no Museu Colecção Berardo um percurso da história do design gráfico e a crescente importância dos meios digitais.
- Pace of Design, mostra comissariada por Tulga Beyerle, revelará os efeitos dos contextos culturais na definição de diferentes utilizações do tempo, de Tóquio a São Francisco, passando por São Paulo.
- Lapse in Time, exposição comissariada por Hans Maier-Aichen, irá mostrar jovens designers que se situam no oposto da repetição, e que em vez de produzir objectos querem gerar conteúdos.
- Timeless será uma exposição que irá provar como se faz melhor com menos recursos.

A ExperimentaDesign'09 reserva ainda novidades como a realização de oito projectos especiais. Um deles envolve soluções de design para idosos, outro apoio a deficientes e ainda outro intervenção urbana no Jardim de Santos, também em Lisboa. Este último é um projecto de reabilitação do jardim por uma equipa de designers de luz, som, comunicação e sinalética e também de arquitectos paisagistas para torná-lo um espaço multifuncional. Está ainda previsto na programação um ciclo de cinema em co-produção com a Cinemateca Portuguesa, intitulado "Designmatography", com filmes sobre a relação entre a sétima arte e o tempo.

Para consultar programa, visitar site oficial