quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Primeiro Secret Show em Portugal
Ficou a cargo da Optimus a organização do primeiro Secret Show em Portugal. A escolha recaiu sobre os suecos Mando Diao, que há pouco lançaram o seu Give Me Fire. O evento decorre no Teatro Tivoli e a abertura está a cargo dos Pontos Negros. A entrada não é paga e o limite são 700 pessoas, pelo que a ordem de entrada corresponde à de chegada.
O acontecimento já levou bandas como The Cure, Moby, Oasis, The Killers, The Offspring, The Smashing Pumpkins ou Gnarls Barkley a vários locais do mundo.
Para imprimir o bilhete e obter mais informações, ver myspace.
50 anos de Astérix
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Q Awards - Os Vencedores
White Lies
Artista Revelação
Mr Hudson
Melhor Vídeo
Lady GaGa - Just Dance
Q Ídolo
Spandau Ballet
Q Inspiração
The Specials
Q Álbum CLássico
U2 - The Unforgettable Fire
Inovação Sonora
Sonic Youth
Melhor Canção
Lily Allen - The Fear
Q Ícone
Marianne Faithfull
Canção Clássica
Frankie Goes To Hollywood - Relax
Q Lenda
Edwyn Collins
Melhor Banda ao Vivo
Arctic Monkeys
Melhor Álbum
Kasabian - West Ryder Pauper Lunatic Asylum
CLássico Songwriter
Yusuf (formerly Cat Stevens)
Melhor Banda do Mundo da Actualidade
Muse
Q Contribuição Extraordinária Para a Música
Robert Plant
Cinema de Hong Kong
Sparrow, de Johnnie To
Tem início na próxima quarta-feira, 28 de Outubro, no Cinema Londres em Lisboa, uma mostra dedicada ao cinema de Hong Kong. A iniciativa provém da Zero em Comportamento e o ciclo decorrerá até dia 1 de Novembro, tendo "como objectivo dar a conhecer uma selecção da melhor e mais recente cinematografia de Hong Kong", bem como demonstrar "a diversidade e a vitalidade da produção cinematográfica contemporânea da cinematografia local", segundo a organização.
Como filmes a exibir temos Sparrow, de Johnnie To, que abre o evento no primeiro dia às 21.30h; Tactical Unit-Comrades in Arms, de Wing-cheong Law; High Noon, de Heiward Mak; e True Women for Sale, de Herman Yau. Do programa consta ainda um tributo a Tsui Hark (realizador, argumentista e produtor) nos dias seguintes, com a exibição da sua famosa trilogia Once Upon a Time in China sobre a vida do lendário herói chinês Wong-Fei-hung.
Todos os filmes serão exibidos com legendas em português e inglês. Os bilhetes custam 4 euros (normal) e 3,5 euros (até 30 anos).
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Lisboa distinguida turisticamente
A fonte da Administração do Porto de Lisboa (APL) anunciou hoje que esta foi premiada em cinco categorias de turismo pelo organismo internacional de viagens e turismo World Travel Award (WTA). Entre estas contam-se "Melhor Cidade Destino de Cruzeiros", "Melhor Destino Europeu" e "Melhor Cidade Europeia Para uma Viagem de Curta Duração".
"Os prêmios WTA resultaram da votação de milhares de usuários do site, entre profissionais de turismo e não profissionais, tendo distinguido também dois hotéis portugueses. Na Europa, o mercado de cruzeiros envolve cinco milhões de pessoas e de janeiro a julho deste ano passaram pelos portos portugueses 463 mil passageiros, dos quais 194.630 estiveram em Lisboa, representando um crescimento de 5,4% em relação ao mesmo período do ano passado."
"Os prêmios WTA resultaram da votação de milhares de usuários do site, entre profissionais de turismo e não profissionais, tendo distinguido também dois hotéis portugueses. Na Europa, o mercado de cruzeiros envolve cinco milhões de pessoas e de janeiro a julho deste ano passaram pelos portos portugueses 463 mil passageiros, dos quais 194.630 estiveram em Lisboa, representando um crescimento de 5,4% em relação ao mesmo período do ano passado."
sábado, 24 de outubro de 2009
Air em Portugal
O duo francês formado por Nicolas Godin e Jean-Benoît Dunckel volta ao nosso país no próximo ano a 16 de Janeiro para mais um irrepetível concerto no Coliseu dos Recreios de Lisboa. Com eles, os Air trazem o seu novo Love 2, que promete seduzir e entorpecer a audiência, num mundo onde a velha electrónica se imiscui com a nova acústica.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
A propósito da polémica...
Em relação à polémica provocada pelo seu último livro, Caim, José Saramago começou por dizer que “há muitas incompreensões, resistências e ódios velhos”, afirmando ter consciência de que desperta “muitos anticorpos em certas pessoas”.
“Todo este alvoroço não se levantou por causa do livro”, explicou, “mas por causa de palavras que eu disse em Penafiel. Mas a verdade é que na Bíblia há incestos, violência de todo o tipo, carnificinas, etc. É uma verdade inquestionável”
Abordando a reacção da Igreja Católica ao seu livro, José Saramago afirmou que “a Igreja reagiu de forma algo disparatada. Aquilo que eles querem e não conseguem seria colocar ao lado de cada leitor da Bíblia um teólogo que lhes diga que aquilo não é bem assim. O sentido que tem não convém e por isso arranja-se um outro sentido. Mas eu leio apenas aquilo que lá está”.
“Não haveria este romance se o episódio de Caim e Abel não estivesse na Bíblia onde mostra a crueldade de Deus. Um Deus rancoroso, vingativo e má pessoa. Não há que ter confiança no Deus da Bíblia”, concluiu.
Saramago mostrou-se, no entanto, surpreendido com a reacção dos católicos.“Quando escrevi o livro, não sou ingénuo, sabia que ia agitar algumas águas. O que eu não esperava era isto. Não esperava reacção dos católicos porque os católicos não lêem a Bíblia. As próprias sondagens o dizem. Pensava que os católicos deixassem passar, que isto não era com eles. E neste caso isso foi a grande surpresa, em alguns aspectos lamentável mas noutros positiva, porque mostra que Portugal ainda é capaz de se mexer para protestar e criticar e isso é saudável”, disse.
Quando lhe perguntaram se num próximo livro iria falar do Corão, Saramago respondeu que “Não tenho a intenção de abordar o Corão, tenho mais que fazer, estou a escrever outro livro que não será tão polémico como este”.
O lançamento de Caim está marcado para o dia 30 de Outubro na Culturgest.
imagem e artigo retirados de DN
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Ciclo de Agnès Varda
Agnès Varda, que foi ontem a estrela da FNAC do Chiado, no lançamento do seu DVD com dois filmes ("Duas horas na vida de uma mulher" e "Sem eira nem beira"), abre hoje na Cinemateca o ciclo dedicado à sua obra. Já hoje exibem-se "Voici le temps des assassins", de Julien Duvivier e "Les plâges de Agnès". Em seguida virá uma retrospectiva que inclui dezena e meia de títulos de uma longa carreira, desde 1954.
Amanhã deslocar-se-á à Fundação de Serralves no Porto para falar sobre o seu último "As praias de Agnès", onde estará patente a outra faceta da realizadora belga:as artes plásticas. Na capela da Casa de Serralves, há duas instalações-vídeo de Agnès Varda ("Bord de mer" - 2009, e "Le trombeau de Zgougou" - 2006). Também estas instalações chegam por via da Festa do Cinema Francês, que se estende a Guimarães, Porto, Faro e Coimbra, além de Almada.
Amanhã deslocar-se-á à Fundação de Serralves no Porto para falar sobre o seu último "As praias de Agnès", onde estará patente a outra faceta da realizadora belga:as artes plásticas. Na capela da Casa de Serralves, há duas instalações-vídeo de Agnès Varda ("Bord de mer" - 2009, e "Le trombeau de Zgougou" - 2006). Também estas instalações chegam por via da Festa do Cinema Francês, que se estende a Guimarães, Porto, Faro e Coimbra, além de Almada.
sábado, 17 de outubro de 2009
Arctic Monkeys - Cornerstone
E eis o segundo teledisco retirado de Humbug. A escolha recaiu sobre "Cornerstone" e o vídeo conta com a participação do vocalista Alex Turner.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
2º Lisboa Restaurant Week
Estão de volta o Sabor, Gourmet, Requinte e Sofisticação na 2º edição da Lisboa Restaurant Week. De 8 a 18 de Outubro, a iniciativa regressa à capital ainda com mais sabor, com organização do “Sabor do Ano”. Após o sucesso da 1ª edição, realizada na passada Primavera, esta visa a promoção do acesso democrático à restauração, oferecendo a todos o acesso à gastronomia de qualidade sob um preço convidativo.
A 2ª edição da Lisboa Restaurant Week arranca com mais de quarenta restaurantes aderentes, aumentando para cerca do dobro, o número de participantes e de restaurantes à escolha. Outra grande novidade desta edição é a utilização de produtos “Sabor do Ano”, reconhecidos pela excelência do sabor, nas criações dos chefs para o menu Restaurant Week.
O menu Lisboa Restaurant Week é uma criação personalizada de cada restaurante para o evento, com novidades ou pratos clássicos das casas, incluindo uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Terá um preço fixo de 20€, com 1€ a reverter a favor das instituições de solidariedade social apoiadas nesta edição: Ajuda de Berço e Janela Aberta.
Patrocinada pela Vinha da Defesa e Cristal, esta edição conta com:
RESTAURANTES ADERENTES
Ad Lib
Alecrim às Flores
Restaurante da Associação Naval de Lisboa
Bachus Restaurante Bar
Bocca
Brasserie Flo
Bubbly
Casa da Comida
Clara Jardim Restaurante
Restaurante Coisas de Comer
Comida de Santo
Conventual
Cop’3
Eleven
Espaço Lisboa
Faz Figura
Flores
Gemelli
Bar Kais
L’Appart (Hotel Tiara Park Atlantic)
La Brusketta
Lapa
Lord’s Bistrô
Mezzaluna
Momento Gourmet
Olivier Café
Panorama
Petra Rio
Pratu’s
Quinta dos Frades by Chakall
Real Indiana
Aviz
El Corte Inglês
Sessenta
Sofisticato
Spot Lisboa
Spot São Luiz
Food and Dance
Tágide
Varanda de Lisboa
Vela Latina
XL
adaptado de Restaurant Week Blog
Para informação mais detalhada visitar site oficial
Marge Simpson capa Playboy
A par do 20º aniversário da emblemática série animada de Matt Groening, eis que Marge,a mãe de família americana que desde sempre nos habituou a situações de humor caricato, se torna capa da revista masculina Playboy. No interior podemos ler uma entrevista com a personagem, acompanhada de belas fotos (diga-se "desenhos").
domingo, 11 de outubro de 2009
Coração Independente de Fado
Uma exposição que pretende repensar Amália Rodrigues (1920-1999) como símbolo da cultura portuguesa, com mais de 500 peças, entre objectos pessoais e obras de artistas plásticos contemporâneos inspiradas na fadista e respectiva música, é hoje inaugurada em dois museus de Lisboa.
A mostra, intitulada Amália, Coração Independente, divide-se em simultâneo entre o Museu de Electricidade e o Museu Colecção Berardo, ambos na zona de Belém, no âmbito dos dez anos da morte da autora do célebre fado "Estranha forma de Vida".
A iniciativa é da Fundação Amália Rodrigues em co-produção com o Museu Berardo e a Fundação EDP - Museu da Electricidade, também em parceria com o Museu Nacional do Teatro e a editora discográfica Valentim de Carvalho.
A entrada é gratuita em ambos os pólos.
adaptado de LUSA
A mostra, intitulada Amália, Coração Independente, divide-se em simultâneo entre o Museu de Electricidade e o Museu Colecção Berardo, ambos na zona de Belém, no âmbito dos dez anos da morte da autora do célebre fado "Estranha forma de Vida".
A iniciativa é da Fundação Amália Rodrigues em co-produção com o Museu Berardo e a Fundação EDP - Museu da Electricidade, também em parceria com o Museu Nacional do Teatro e a editora discográfica Valentim de Carvalho.
A entrada é gratuita em ambos os pólos.
adaptado de LUSA
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Herta Müller como Prémio Nobel da Literatura
A romena Herta Müller foi distinguida com o Prémio Nobel da Literatura de 2009. Vive na Alemanha mas nasceu em 1953 na aldeia de Nitzkydorf, perto de Timisoara. Depois de estudar alemão e literatura romena, trabalhou como tradutora numa fábrica de Timisoara: a recusa em colaborar com a polícia política de Nicolae Ceausescu fez com que fosse demitida das suas funções em 1979; em 1987, acabou por abandonar a Roménia, passando a viver na Alemanha. Muito crítica do regime de Ceausescu, que caíu em 1989, a sua obra foi recebendo várias distinções internacionais, incluindo o Prémio Franz Kafka (1999). A Academia Sueca atribuíu-lhe o Nobel, considerando que Müller "com a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, retrata o universo dos desapossados."
No nosso país tem como obras editadas "O Homem É um Grande Faisão sobre a Terra" e "A Terra das Ameixas Verdes"
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
terça-feira, 6 de outubro de 2009
10 anos após Amália
domingo, 4 de outubro de 2009
The Dead Weather - I Cut Like A Buffalo
O terceiro teledisco da banda-maravilha de Jack White não deixa de ser tão singular como os antecessores.
sábado, 3 de outubro de 2009
Música nas Praças
O "Música nas Praças" regressa hoje a Lisboa para a sua segunda edição, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música. As Ruínas do Carmo, o Largo do São Carlos, o Pátio Siza Vieira e o Jardim de São Pedro de Alcântara são os locais escolhidos para o evento, sendo que a cada um é atribuída uma identidade musical distinta. Por exemplo, o Largo de São Carlos é associado às orquestras enquanto que as Ruínas do Carmo aos coros.
Música clássica non-stop das 14h às 23h.
Para ver o programa, clicar aqui
Música clássica non-stop das 14h às 23h.
Para ver o programa, clicar aqui
Subscrever:
Mensagens (Atom)