![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIQ7QYMoIEBJKCGtbGW_MpZ1myg6quElfWDzuqJzO82q49rETLIxizwhXOoQMIyEDAtreEY6cS_KiRCRUPGngwE5O2iBA9WzA0AN2lrnMnOXABbpT32pZY9O9sbkl5zuak5i6NL_xbkAE/s320/Chopin2010_logo.jpg)
Fréderic Chopin nasceu a 01 de Março de 1810 na aldeia polaca de Zelazowa Wola (Varsóvia), comemorando-se este ano dois séculos sobre o seu nascimento. Assim sendo, há múltiplas celebrações que se preparam em toda a Europa, com destaque para França e Polónia. As salas de concerto portuguesas não têm ainda programação definida, excepto da Orquestra Metropolitana de Lisboa e Teatro S. Luiz, que em parceria irá promover um Festival Chopin, assim como o Centro Cultural de Belém (CCB). "O CCB vai comemorar a inauguração do Ano Chopin, no dia 08 de Março, no Grande Auditório com a orquestra polaca Sinfonia Iuventus, sob a direcção de Tadeusz Wojciechowski, sendo solistas o pianista Radoslaw Sobczak. (...) As comemorações no Centro lisboeta dos dois séculos do nascimento do compositor polaco vão concentrar-se entre Outubro de 2010 e Maio de 2011 ", disse uma assessora daquela instituição à Agência LUSA.
Na Fundação Calouste Gulbenkian está programado, já a 20 de Fevereiro, um recital de Maurizio Pollini "inteiramente dedicado a Chopin".
Em junho, o Festival Chopin incluirá uma série de concertos da Metropolitana de Lisboa (OML) com dois solistas reconhecidos: António Rosado e Mário Laginha. Por outro lado, "a direcção artística do Teatro Nacional de São Carlos ainda não tem datas definitivas para eventuais concertos", segundo a assessoria de imprensa, acrescentando que a comemoração do bicentenário "ainda se encontra em conjectura".
Sem comentários:
Enviar um comentário