sábado, 27 de fevereiro de 2010

Um príncipe sonâmbulo no CCB



O Príncipe de Homburgo, do dramaturgo alemão oitocentista Heinrich von Kleist , que ontem se estreou no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

"Frederico Artur, príncipe de Homburgo, sonha com a glória. Passeia, sonâmbulo, até ao jardim do palácio, na véspera da batalha de Fehrbellin. Ainda dormindo, coloca na própria cabeça uma coroa de louros e assim o encontram o Eleitor do Brandeburgo e respectiva Corte. Troçando, o Eleitor impõe-lhe a coroa. Desta aparentemente inócua brincadeira irá fluir este drama de inesperadas consequências.
Assim nasce o enredo desta que foi a última peça de Heinrich von Kleist, escrita poucos meses antes da sua morte. Escrita numa Prússia ocupada pelo exército napoleónico, foi o próprio Kleist a considerá-la um drama patriótico, embora o seu protagonista imaturo, cobarde e desajeitado não devolvesse à pátria uma imagem propriamente lisonjeira de si própria".

No elenco destacam-se Graciano Dias (príncipe de Homburgo), Margarida Vila-Nova (princesa de Orange), João Ricardo, Luísa Cruz, João Barbosa, Marcelo Urgeghe, Mário Redondo e João Araújo. Os oito personagens dançam numa coreografia contida, em que os sonhos e motivações são destruídos por acontecimentos externos.

A encenação é de Luísa Costa Gomes e António Pires. Até dia 4 de Março está em cena na sala Eduardo Prado Coelho no Centro Cultural de Belém.

1 comentário:

Helder Gomes disse...

Olá,

O Cotonete tem uma rubrica chamada Blog da Semana:
http://cotonete.clix.pt/golden_blog/blog_semana/index.aspx
e queríamos convidá-lo para ser um dos próximos destaques.

Se estiver interessado, por favor envie-me um mail para heldergomes@cotonete.clix.pt

Um abraço e obrigado,
Helder Gomes