sábado, 6 de março de 2010

Heartless vence Fantasporto

E é assim que o realizador britânico Philip Ridley é distinguido pela segunda vez no festival. A primieira havia sido em 1996 por The Passion of Darkly Noon, na categoria de Melhor Realizador. Desta vez ganha com Heartless pela Grande Prémio de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Actor (Jim Sturgess). A película foca um homem com uma marca de nascença em forma de coração na cara, que descobre existirem demónios nas ruas cidade de Londres.

Quanto aos outros prémios, o Prémio Especial do Júri foi dado a Deliver Us from Evil, do dinamarquês Ole Bornedal e a Melhor Actriz a Neve McIntosh por Salvage, do britânico Lawrence Gough. O Melhor Argumento foi ganho por La Horde, dos franceses Yannick Dahan e Benjamin Rocher (França). Uma Menção do Júri Internacional foi atribuída em ex aequo a Embargo, adaptação de um conto de Saramago por António Ferreira, e a Valhalla Riing, de Nicholas Winding Redfern. ganhou Melhor Argumento. Por último, o Prémio Manoel de Oliveira para o Melhor Filme da Semana dos Realizadores e Argumento foi para Fish Tank, da britânica Andrea Arnold.

Como já foi referido anteriormente, o cinema asiático numa sai ilseso, pelo que na secção Orient Express (dedicada a este certame), Thirst...Este é o Meu Sangue, do sul-coreano Park Chan-wook, saiu vitorioso.

Durante esta semana que o público passou pelo Fantas, decidiu atribuir o seu voto a Solomon Kane, de Michael J. Basset, a estrear a 18 de Março.

Aqui fica um behind the scenes de Heartless:

Sem comentários: