terça-feira, 30 de março de 2010

MGMT e o passado do futuro


Ainda temos na cabeça os ritmos de "Kids" ou "Electric Feel" e surge-nos repentinamente o segundo álbum da dupla nova-iorquina composta por Andrew Vanwyngarden e Ben Goldwasser. Já tinha havido avisos pela parte dos senhores que não haveria singles, contrariamente ao álbum anterior, já que este registo seria mais inteiro e por assim dizer "à antiga". Pois quem te avisa, teu amigo é e este Congratulations é talvez o melhor exemplo de segundo álbum nos últimos anos. De Oracular Spectacular ficam memórias de ritmos dançantes que aliavam a mais excêntrica das electrónicas à mais sóbria música instrumental e uma espécie de crónica do desejo, aspirações e amor no mundo da música e das sensações, com cheirinho a futuro e um pé no passado. Neste Congratulations temos os mesmos MGMT, aqueles com espírito de transmitir as suas ideias acerca do mundo que os rodeia de uma forma efusiva e animadora, mesmo que a situação seja a decadência moral, com inspiração em composições do passado, influenciando-se para a construção de um futuro. A diferença está onde então? Sem dúvida no conjunto de músicas que usaram para transmitir esta ideia. Mais adultas e complexas do ponto de vista instrumental, aliando a vontade de usar menos meios electrónicos, compensados com um instrumental psicadélico e inscrivelmente lúcido encadeado até ao mínimo detalhe. A voz perde o seu constante falsete e torna-se portadora das ideias fulgurantes e tributos que passaram na cabeça dos membros. Desde o início com "It's Working" até ao final com "Congratulations", a dupla mostra o seu lado mais inspirado, bebendo de águas como Pink Floyd, Beatles, Beach Boys ou Mew. O lado coral e anestesiado de "It's Working" dá lugar à surfada "Song For Dan Treacy" com os seus sintetizadores diabólicos. É aqui que o disco entra na sua sequência de ouro: "Someone's Missing", com a sua explosão fluorescente no final, "Flash Delirium", reflexo mais completo e fidedigno do álbum e "I Found a Whistle", talvez a mais bela canção do grupo até à data, peça de rock pastoril e melancólico que substitui as vezes de "Pieces of What". Mas é em "Siberian Breaks" que Congratulations atinge o seu ponto alto, sendo uma construção épica de mais de 12 minutos que tem tanto de composta como de natural, alternando entre os acordes acústicos da guitarra e os sintetizadores e teclados hipnotizantes, envolvendo o ouvinte de tal maneira que este se sente perdido nas notas musicais e na nostalgia das palavras, sendo inevitável a comparação com a experiência sonora de filmes dos anos 70 ou 2100, desempenhando também a bateria um papel muito importante, marcando qual pulsar a emoção que a canção desperta. Para completar as únicas nove músicas do registo surgem "Brian Eno", uma pequena dedicatória sob a forma de sátira amigável, "Lady Dada's Nightmare", faixa instrumental que aparentou ser retirada de um filme de série B dos anos 70/80 e "Congratulations", uma balada parabenizadora que tem todo o nexo de existência.

Esperemos daqui tirar a lição dada por estes rapazes de Brooklyn: depois de um grande sucesso, nada melhor que uma ressaca optimista de boa música que contrapõe o sentido introspectivo com a alegria tão deles característica.

Aqui fica a divertida amostra promocional:

1 comentário:

WEB SHERIFF disse...

WEB SHERIFF
Who You Gonna Call
Tel 44-(0)208-323 8013
Fax 44-(0)208 323 8080
websheriff@websheriff.com
www.websheriff.com

Hi Nessuno,

On behalf of Columbia Records and MGMT many thanks for plugging "Congratulations" on your site (street date 13th April) ... .. thanks, also, on behalf of the label, management and artist for not posting any pirate links to unreleased (studio) material and, if you / your readers want good quality, non-pirated, preview tracks, then a full length version of "Flash Delirium" is available for fans and bloggers to link to / post / host etc at www.whoismgmt.com/ ... .. for further details of the new album, on-line promotions, videos and 2010 shows, check-out the official site, as well as the artist's MySpace at www.myspace.com/mgmt and YouTube channel at www.youtube.com/user/mgmtmusic ... .. and keep an eye on these official sources for details of further news, preview material and on-line promotions.

Also and as a goodwill gesture to fans and bloggers, an exclusive preview stream of the full album is currently available via the band’s website at www.whoismgmt.com ... .. this is for hyper-linking ONLY and for streaming by fans directly off the band’s official website, so please reciprocate this goodwill gesture by NOT ripping or embedding these files.

Thanks again for your plug.

Regards,

WEB SHERIFF