sábado, 27 de março de 2010

Um dia diferente...

Lisboa comemora em força o Dia Mundial do Teatro, vamos ver o que tem para oferecer.

O Teatro Nacional D. Maria II festeja a efeméride colocando os seus espectáculos (Robinson Crusoe - 16.00h, Rei Édipo - 21.30h, Num Dia Igual Aos Outros - 21.45h) gratuitos, dentro do limite dos bilhetes. Ainda assim, a principal atracção do dia serão as visitas encenadas e representadas por personagens históricos como Almeida Garrett, Palmira Bastos, Amélia Rey Colaço ou o Pingas, aos diferentes espaços do teatro (acessível por entrada livre ao público). Esta consiste na subida das escadas até à sala-estúdio, nos corredores onde estão pendurados os figurinos, na sala das costureiras, na varanda de onde se vê a teia, terminando no palco com uma surpresa. Em redor do D. Maria II, quatro escolas (Escola Superior de Teatro e Cinema, Escolas Profissional de Teatro de Cascais, Act e Chapitô) apresentam diferentes cenas de 30 em 30 minutos, podendo surpreender o público inesperadamente.

O Chapitô vai ainda voltar atrás no tempo, relembrando os saltimbancos e criando um café-concerto com Cristina Branco e o acordeonista Gabriel Gomes pelas 22.00h, ao qual se segue no Bartô um set musical do jornalista/crítico musical Vitor Belanciano.

O actor Amando Cortez tem a partir de hoje e até dia 9 de Abril, uma homenagem aos 50 anos da sua carreira pela Biblioteca Municipal Camões, que mostra objectos pessoais como textos, livros, documentos, fotografias e adereços usados no palco. É lembrar que o actor conta com 150 peças de teatro, a tradução/adaptação/co-autoria de 30 textos dramáticas, a realização de teatro radiofónico, filmes nacionais e internacaonais, séries, novelas e televisão.

No São Luiz, a 5ª edição do ciclo Novos Actores toma lugar entre as 21 e 22h com leitura de poemas por alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema - 1º ano, em vários locais do edifício. A entrada é livre.

Com tanto para fazer, não há porque ficar em casa.

Sem comentários: