quinta-feira, 8 de abril de 2010

Renasce hoje livraria Buchholz

Hoje pelas 18.00h, as portas da conceituada Livraria Buchholz em Lisboa abrem um ano depois com livros "especiais", mas que se vendam (in DN).

Relembrando a sua abertura pela mão do livreiro alemão Karl Buchhol< em 1943 e mudança de instalações em 1965, a sua falência em 2009 e póstumo leilão público, o processo desta histórica livraria não foi fácil. Será bom ver um renascimento dentro das suas instalações e a sua devolução a Lisboa.

O acordo foi firmado entre a Coimbra Editora Livrarias (CE) e o grupo LeYa, sendo que José da Ponte (gestor da CE) afirma que esta é a abertura de "uma livraria histórica actualizada". É ainda revelado que aceitarão encomendas de livros eruditos, mas que de preferência os livros comercializados se vendam, de modo a não repetir os erros do passado.
Dois dos três andares são ocupados por este espaço cultural, sendo que um é para escritórios da CE. A instituição viverá em torno do livro com exposições, conferências, lançamentos, teatro e concertos, começando já em Abril com uma programação que não deixa nenhum dia livre.

A reabertura da livraria, acessível por convite, é assinalada com um concerto de jazz com Maria Viana acompanhada pelo pianista Júlio Resende, assim como com o lançamento do seu livro Maria Viana 30 anos de Jazz. A própria comprometeu-se inclusivamente a tocar ao piano, já que a livraria possui um.

Resta-nos desejar boa sorte.

Sem comentários: