domingo, 30 de dezembro de 2007

Balanço 2007 - Cinema

1. Control
2. Still Life - Natureza Morta
3. Pecados Íntimos
4. Bandeiras dos Nossos Pais/ Cartas de Iwo Jima
5. A Estranha em Mim
6. Paranoid Park
7. O Bom Alemão
8. Inland Empire
9. A Morte do Sr. Lazarescu
10. Zidane, Um retrato do Século XXI

Balanço 2007 - Música (Álbuns)

Internacional

1. Icky Thump - The White Stripes
2. In Rainbows - Radiohead
3. Neon Bible - The Arcade Fire
4. Our Love to Admire - INTERPOL
5. Hvarf-Heim - Sigur Rós
6. Zeitgeist - The Smashing Pumpkins
7. Armchair Apocrypha - Andrew Bird
8. The Good, The Bad and The Queen - The Good, The Bad and The Queen
9. White Chalk - PJ Harvey
10. Favourite Worst Nightmare - Artic Monkeys

Nacional

1. Portugal, um Retrato Social - Rodrigo Leão
2. Voo Nocturno - Jorge Pama
3. Your Reward, A Bullet - Allstar Project
4. Mundo Cão - Mundo Cão
4. Dreams in Colour - David Fonseca
5. Cintura - Clã
6. Dúvida - Bernardo Sasseti
7. Shangri-La - Wraygunn
8. O Jardim - Tiago Bettencourt e Mantha

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Forma original de passar o ano

Os Radiohead anunciaram no site oficial que vão festejar a passagem de ano oferecendo aos fãs imagens vídeo das gravações de algumas canções do novo álbum, entre outras surpresas. A transmissão acontecerá exactamente à meia-noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro (05:00h em Portugal) no já conhecido link radiohead.tv ou Current TV.

Esta transmissão é, segundo o que Thom Yorke escreveu no site oficial da banda, «uma pequena celebração da edição física de In Rainbows ». O novo álbum dos Radiohead chega às lojas no dia 31 de Dezembro, depois de ter estado apenas disponível em formato digital (e ao preço que o comprador quisesse pagar) através de um site especialmente criado para esse efeito.

em Blitz

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Feliz Natal

Nada melhor que desejar um bom natal com a cover "Last Christmas" dos Wham!" gravada recentemente pelos Coldplay. A acompanhar o vídeo fica também uma mensagem de Natal (e festividades equivalentes de outras religiões) assinada por todos os membros da banda.

sábado, 22 de dezembro de 2007

Ópera para crianças

Neste Natal, a Culturgest, seguindo a tradição, volta a oferecer uma ópera às crianças, desta vez de nome "O Rapaz de Bronze", do compositor Nuno Côrte-Real, com libreto de José Maria Vieira Mendes, segundo o conto homónimo de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Floripes

O novo filme português, que é uma espécia de cruzamento entre o documentário e a ficção, fala acerca de uma lenda de Olhão em que uma moura encantada de nome Floripes seduz os marinheiros tentando encontraraquele que a livrará do feitiço que a atormenta, morrendo estes antes de ela lhes devorar o coração.

"O homem certo atravessará o mar levando consigo uma vela acesa. Morrerá se a vela se apagar"

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Novo EP acústico dos Pumpkins


"Os norte-americanos Smashing Pumpkins vão editar um EP com quatro canções acústicas em Janeiro. O registo intitula-se "American Gothic"e estará disponível digitalmente (via iTunes) nos Estados Unidos a 2 de Janeiro, sendo posteriormente editado em formato físico no resto do mundo.
O alinhamento de American Gothic é composto pelas canções «The Rose March», «Pox», «Again, Again, Again (The Crux)» e «Sunkissed». O EP foi produzido por Billy Corgan e Jimmy Chamberlin e gravado em Los Angeles. Segundo declarações de Corgan, o título do registo é um «comentário ao estado do nosso país»."

em Blitz

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Lou Rhodes regressa a Portugal


A britânica Lou Rhodes, ex-vocalista dos Lamb, regressa a Portugal para dois concertos: a 29 de Fevereiro apresenta-se no Santiago Alquimista (Lisboa) e no dia 1 de Março na Casa da Música (Porto). Os bilhetes para ambos os concertos estão à venda a partir de hoje ao preço único de €15. O espectáculo de Lisboa tem início às 22h00 e o do porto às 23h00.

A cantora regressa assim a Portugal depois de se ter apresentado pela primeira vez a solo no festival do Sudoeste, em 2006. Consigo traz o segundo e mais recente álbum Bloom, que sucede ao bem recebido Beloved One, editado em 2006.

em Blitz

domingo, 16 de dezembro de 2007

"O Bosque"


A peça O Bosque ("The Woods"), de David Mamet, está em fase final de ensaios no Teatro Aberto. Com Sofia Aparício e Ricardo Trêpa, e encenação de João Lopes, a estreia está marcada para a próxima sexta-feira, 21 Dezembro, às 21h30.

Ruth e Nick estão numa casa de campo, junto a um lago. Parece o lugar ideal para o casal reencontrar o seu equilíbrio, mas em poucas horas vão protagonizar um combate de emoções. No espectáculo, que vai durar cerca de 90 minutos, tudo se passa em três cenas, do cair da tarde à manhã seguinte.

O essencial da acção passa-se na varanda de uma típica casa de campo americana, uma casa de madeira, num cenário de João Mendes Ribeiro. Mas nada em cena, nem os figurinos, dão a indicação de que a acção se passa nos anos 70.

"The Woods" é uma peça da primeira fase da carreira de David Mamet, estreada em Chicago em 1977, com encenação do próprio autor. João Lopes escolheu-a por causa da admiração que sente por Mamet como dramaturgo e cineasta e também como "homem da escrita".

In Rainbows - Publicidade

Aqui está a publicidade mais longa do novo álbum em formato CD dos Radiohead. Existe uma versão mais curta, que pode ser vista em Blitz. Ambos utilizam a primeira faixa do álbum "15 Step".

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Novo 'Best Of' de Morrissey


Antes de editar um novo Best of em Fevereiro, Morrissey lança, em finais de Janeiro, o single That's How People Grow Up, um inédito que juntará ao alinhamento dessa antologia.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Led Zeppelin esmagam audiência

A banda britânica dos anos 70 voltou ontem aos palcos após 19 anos. Com toda a fé do público devotada nesta performance, Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e o filho de Bonham conquistaram tudo e todos.
Aqui fica um vídeo de "Kashmir" captado por um emocionado espectador:

"O concerto esteve inserido num espectáculo de tributo a Ahmet Ertegun, fundador da Atlantic Records e um dos impulsionadores da carreira da banda nos anos 70. Mais de nove milhões de pessoas terão tentado adquirir bilhete, mas só 18 mil tiveram o privilégio de assistir ao vivo ao concerto (entre as quais se encontravam Paul McCartney, Mick Jagger, Marilyn Manson, Dave Grohl, os Oasis e os Arctic Monkeys, entre outras caras conhecidas).

O concerto de duas horas começou às 21h00 e contemplou todos os grandes êxitos da banda: «Whole Lotta Love», «Stairway to Heaven» e o muito celebrado «Kashmir». A banda tinha prometido e cumpriu: tocou pela primeira vez ao vivo a canção «For Your Life», do álbum Presence , de 1976. Pouco falador, segundo o NME, Robert Plant abriu a boca basicamente para falar sobre Ertegun e para apresentar a banda. O alinhamento completo do concerto foi o seguinte:

«Good Times Bad Times»
«Ramble On»
«Black Dog»
«In My Time of Dying»
«For Your Life»
«Trampled Under Foot»
«Nobody's Fault But Mine»
«No Quarter»
«Since I've Been Loving You»
«Dazed and Confused»
«Stairway to Heaven»
«The Song Remains the Same»
«Misty Mountain Hop»
«Kashmir»
«Whole Lotta Love»
«Rock And Roll»"

adaptado de Blitz

White Stripes podem não voltar aos palcos

"Em entrevista à publicação norte-americana Los Angeles Times, Jack White, líder dos White Stripes, deixou no ar uma dúvida: a banda poderá não voltar a dar concertos. O cantor explicou que essa decisão partirá da outra metade dos Stripes: Meg White, que sofre de ansiedade aguda (problema que obrigou o duo a cancelar uma série de actuações ao vivo).

Jack disse o seguinte: «Acho que está nas mãos da Meg. Os Beatles fizeram-no [acabaram com as digressões]. Estou a brincar, mas se nunca mais fizermos digressões não haverá problema para mim (...) Há tantas formas diferentes de ser criativo, que não interessa se uma componente mudou. Tem vindo a mudar sempre desde que começámos». O músico rematou depois, «Se uma coisa não é boa para nós e nos faz mal, então temos de descobrir novas maneiras de atacar, uma nova forma de ver as coisas. Acho que é isso que a Meg está a fazer»."

Os White Stripes são uma das bandas mais explosivas de sempre ao vivo. Já tive o prazer de ver e é indescritível o que apenas duas pessoas podem fazer...a concordância, cumplicidade e até rivalidade que existe entre ambos... Gostaria que não parassem de dar concertos. Infelizmente sei o quão dificeis podem ser problemas de ansiedade, portanto não posso julgar.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Hoje é o grande dia



"Os Led Zeppelin reúnem-se esta noite pela primeira vez em muitos anos para um concerto na O2 Arena, em Londres. O concerto insere-se num espectáculo de homenagem a Ahmet Ertgun, fundador da Atlantic Records, que contará também com actuação dos Bill Wyman's Rhythm Kings, com colaborações vocais de Paul Rodgers, Paolo Nutini e Foreigner.

O concerto que marca o regresso dos Zeppelin aos palcos prolongar-se-á durante duas horas, garantiu o guitarrista Jimmy Page, e contemplará os temas clássicos da banda. O músico avançou também que a banda apresentará uma canção pela primeira vez ao vivo, que «Data de quando a banda estava junta, entre 1969 e 1980. É um número bastante intenso».

Este muito aguardado regresso aos palcos sofreu um percalço, esteve inicialmente marcado para o dia 26 de Novembro mas teve de ser adiado porque Page partiu um dedo e não podia tocar enquanto não estivesse recuperado. O músico tem vindo a deixar algumas pistas sobre uma possível digressão dos Led Zeppelin mas até à data nada foi confirmado.

O guitarrista tem sido o elemento da banda que mais tem falado à comunicação social e deixou já também no ar a possibilidade de a banda gravar novo material. «Ficaria bastante surpreendido se não houvesse [um álbum novo]. Eu sei como nós somos. Somos músicos, como estamos a tocar vamos provavelmente trazer uma série de novas coisas»."

Novo Biopic sobre Sid Vicious


"Depois de este ano terem sido exibidos filmes biográficos sobre importantes figuras do universo musical, como Ian Curtis (Joy Division) e Bob Dylan, chega agora a notícia do biopic sobre Sid Vicious, dos míticos Sex Pistols. O escritor Alan Parker, que já escreveu três livros sobre o músico, anunciou o filme que começará a ser gravado no final deste mês.

O filme chamar-se-á "Who Killed Nancy?" , será um registo em formato docu-drama, contará com produção da Ipso Facto e será baseado no trabalho desenvolvido por Parker. O escritor acredita que o filme porá um ponto final nas especulações sobre a morte do músico e o suposto assassinato da namorada Nancy Spungen.

O novo filme surge mais de 20 anos depois do filme biográfico Sid and Nancy , do realizador Alex Cox. Segundo declarações publicadas no Gigwise, Alan Parker disse «Tenho convicções fortes sobre o Sid e a Nancy, por isso queria fazer o filme definitivo e ter a última palavra. Vão ser 100 minutos de factos e no final vamos virar a mesa e deixar a audiência julgar por si mesma»."

em Blitz

O Regresso e fim dos Bauhaus

Antes do novo fim anunciado pelos Bauhaus, estes irão editar um álbum de originais, o primeiro desde Burning From The Inside (1983). Chamar-se-á Go Away While, com data de edição marcada para 10 de Março de 2008. Sendo já gravado num estúdio californano, o disco contém dez faixas, todas gravadas ao primeiro take...

sábado, 8 de dezembro de 2007

Karlheinz Stockhausen (1928-2007)


Um dos mais importantes compositores da segunda metade do século XX, revolucionário em todas as frentes, com obra que percorre uma vasta demanda das potencialidades da criação de sons, igualmente importante tendo sido a sua exploração de diferentes formas de notação musical. Disse, em tempos, que “o que é moderno hoje será tradição amanhã”. Stockhausen viveu sob a consciência desta ideia, não só enquanto criador, como igualmente enquanto homem de música no mundo presente. E nomes como Miles Davis, Herbie Hancock, Frank Zappa, Björk, Pink Floyd ou Aphex Twin reconhecem a sua influência.
Além do seu ciclo de sete meta-óperas Licht (iniciado em 1977, concluído em 2001), é particularmente importante o trabalho que desenvolveu na área da música electrónica depois de 1952 (o seu primeiro “estudo” electrónico nasceu, então, no estúdio de Pierre Schaeffer, o “pai” da música concreta), destacando-se aí obras como Gesang der Jünglinge (1958), Hymnen (1966-67) ou Kontakte (1958-59).

adaptado de: SOUND+VISION

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Arte Covilhã

Decorre no pavilhão multiusos ANIL da Covilhã a 2ª Edição da ARTE COVILHÃ, feira de arte, de dia 7 a 9 de Dezembro, que conta com inúmeros colaboradores, inclusivé escolas da região com curso de Artes Visuais.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Nouvelle Vague em acústico grátis

"A banda francesa não tem mãos a medir. Logo depois de terminar o concerto de Sexta-Feira à noite (dia 7), na Aula Magna (Lisboa), ruma ao Casino de Lisboa, no Parque das Nações, para uma actuação exclusivamente acústica. O concerto, de entrada gratuita, principia à 1h00 (portanto, já em pleno Sábado, dia 8). O concerto da Aula Magna encontra-se esgotado. A banda actua ainda no Porto e em Guimarães."

em Blitz

Álbum ao vivo de Sérgio Godinho em Janeiro


"Sérgio Godinho marca o regresso ao catálogo da editora Universal, depois de ter sido dispensado pela EMI, com o álbum ao vivo Nove e Meia no Maria Matos . O registo chega às lojas a 28 de Janeiro e tem como primeiro single «É Tão Bom».

O registo foi captado ao vivo, como o nome indica, no Teatro Maria Matos, em Lisboa, em Maio deste ano (cinco noites com lotação esgotada). O espectáculo (que conta com a ajuda d'Os Assessores, banda que habitualmente acompanha o músico) baseia-se no mais recente registo de originais de Sérgio Godinho, Ligação Directa (2006), mas não deixa de lado êxitos antigos, como «Com um Brilhozinho nos Olhos» ou «O Primeiro Dia».

O single «É Tão Bom» foi gravado originalmente para a série infantil Os Amigos de Gaspar e voltou a ganhar vida nas actuações ao vivo de Godinho. Nove e Meia no Maria Matos tem o seguinte alinhamento:"

1. O Primeiro Gomo da Tangerina
2. Dias Úteis
3. A Deusa do Amor
4. Às Vezes o Amor
5. Arranja-me Um Emprego
6. Marcha Centopeia
7. É Tão Bom
8. Só Neste País
9. O Velho Samurai
10. Com um Brilhozinho nos Olhos
11. Espectáculo
12. O Rei do Zum Zum
13. Dancemos no Mundo
14. O Homem Fantasma
15. A Democracia
16. O Primeiro Dia
17. Liberdade
18. Quatro Quadras Soltas

em Blitz

From Scandinavia (7) ...


Flunk - Blue Monday (cover dos New Order)

Uma banda norueguesa que mistura a electrónica-ambiente com a chamada voz-emoção escandivava e sequência de baladas na guitarra. O timbre da cantora, acusado de plágio de Björk tem levado muitos fãs que apenas conheceram o tema "Play", passado na série The O.C., a ouvir os álbuns da banda.
Aconselha-se vivamente.

sábado, 1 de dezembro de 2007

LaChapelle em retrospectiva


"É um dos fotógrafos mais conceituados da actualidade. Um dos mais polémicos.Um dos que mais celebridades fotografou, e sempre em atitudes inusitadas, divertidas, irreverentes. Passam-lhe pela objectiva todas as manequins, actrizes de Hollywood e cantoras, de Gisele Bundchen a Uma Thurman, de Madonna a Di Caprio ou a Kylie Minogue...Agora, e até 6 de Janeiro, o Pallazo Reale de Milão acolhe uma retrospectiva de 350 fotografias do artista, assim como uma série (a prometer polémica) inspirada nos frescos de Miquelangelo na Capela Sistina. Eis a sua hipótese de dar um salto a Itália e ver o "Fellini da Fotografia", como lhe chamou o The New York Times, o homem que começou como assistente de Andy Warhol e é agora disputado por tudo quanto é estrela pop ou actor de Hollywood para que dirija videoclips, realize anúncios ou faça fotografias com a sua marca."

Fonte: Expresso

Filmes em Miniatura

Hoje, pelas 22h, tem lugar no Cinema São Jorge a final do primeiro Festival de MicroFilmes de Lisboa, onde serão declarado os 10 primeiros prémios (não escolhidos pelos internautas).
Entre os artistas convidados a apresentar um filme estão o músico David Fonseca, o ilustrador André Carrilho e o fotojornalista António Pedro Ferreira.