sábado, 30 de agosto de 2008

Arte Contemporânea Coreana em Portugal

Na próxima quinta-feira, dia 4, a Embaixada de Coreia inaugura uma exposição de arte contemporânea do seu país na Galeria do Palácio Galveias, em Lisboa, que se prolongará até dia 21 de Setembro. Tem como título "Ser ou Ter" e inclui cerca de dez artistas que se revelaram nos anos 60 e 70.

Museu da Marioneta encerrado para obras


Sob o pretexto de remodelação, o Museu da Marioneta irá encerrar a sua exposição permanente até finais de Setembro. Este acontecimento visa a ampliação e renovaçao do edifício, Convento das Bernardas (fundado em 1653), tendo como meta também as melhores condições para a mostra de novidades em Outubro.

Contudo, irá estar de portas abertas a atelierse festas de aniversário.

Medicina contra séries de médicos

Um pedido provindo dos médicos italianos consistia na não transmissão de séries como Anatomia de Grey, House M.D., E.R. ou Scrubs pelas estações televisivas RAI e Mediaset. Os doutores alegaram a fata de rigor e erros clínicos transmitidos ao espectador, que lhe dão uma ideia distorcida do que é realmente medicina aplicada. As cadeias televisivas ainda não responderam, mas tudo indica que nada irá mudar, até porque estas são alguns dos seus trunfos para audiências.

Não concordo com a proibição da tramsissão, contudo, podria sugerir que os guiões se baseassem mais nas próprias personagens e nas suas interacções sócio-asfectivas, deixando a veia clínica mais dissimulada e discreta, já que o contrário se tem verificado: longos minutos de procedimentos médicos ditados à audiência.

Biopic de John Lennon por argumentista de Control


Matt Greenhalgh, argumentista de Control, o biopic de Ian Curtis, encontra-se a preparar o guião de Nowhere Boy, novo biopic de John Lennon a ser realizado por Sam Taylor-Wood. O filme será filmado em Liverpool, a cidade do artista e dos Beatles, a sua banda. Focar-se-á essencialmente na sua adolescência solitária afectada pela morte da mãe, mas encontrando um escape na música, na arte e na amizade com Paul McCartney, baixista da banda.

Sam Taylor-Wood adiantou que "Foram as mulheres na juventude de John Lennon que fizeram dele aquilo que ele era, e as forças e fraquezas das suas relações são o tema fulcral do filme".

Neste momento, decorrem os castings, não havendo ainda actor para o papel principal...

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

17º Noites Ritual Rock


Com entrada gratuita, as Noites Ritual Rock estão de volta aos Jardins do Palácio de Cristal no Porto, hoje e amanhã a partir das 21:30.
Para além dos concertos, o evento apresenta actividades diurnas como uma Feira alternativa, Teatro de Marionetas, Exposições ou Projecções.

29 de Agosto - Sexta-feira
-Sam The Kid
-Tiago Bettencourt & Mantha
-Micro Audio Waves
-Sizo
-Snail
-A Jigsaw

30 de Agosto - Sábado

-Buraka Som Sistema
-Linda Martini
-Rita Redshoes
-Human Chalice
-Porte
-Casino Royal

Obviamente, alguns dos títulos não fazem juz ao nome do festival...

50 por Michael Jackson


O rei da pop do século XX completa hoje 50 anos.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008


Para programação e outras informações, ver site oficial

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Novo disco dos Sonic Youth em 2009


A banda indie nova-iorquina fundada nos anos 80 (e que nos tem premiado com excelentes álbuns desde então) entra em estúdio já em Novembro para gravar o seu novo álbum - The Eternal -, que sairá aproximadamente na Primavera de 2009.
Contudo, Thurston Moore, um dos principais fundadores do grupo, disse em entrevista à Rolling Stone que o sucessor de Rather Ripped (2006) chegará às lojas por uma editora independente. Isto porque segundo Thurson, os álbuns anteriores foram muito condicionados pela major Geffen Records.

Spiritualized® capa do Jornal Optimus/Blitz

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Sigur Rós - inní mér syngur vitleysingur

Aqui está o segundo vídeo oficial retirado do álbum “Með suð í eyrum við spilum endalaust” da banda islandesa. Foi filmado em Junho no Festival Náttúra em Reykjavík.
‘Inní mér syngur vitleysingur’ - Official Video

domingo, 24 de agosto de 2008

José Saramago termina novo romance

É verdade, o maior escritor português da actualidade terminou a obra que tem estado a escrever desde há muito tempo, parcialmente interrompida pela grave doença que o assolou. A data de publicação está prevista para o Outono e o título do romance será "A Viagem do Elefante". Pilar del Rio, esposa do autor, apresenta a obra no blog da Fundação Saramago, onde podemos ler

"A viagem do elefante é um livro coral onde as personagens entram, saem e se renovam de acordo com as peculiares exigências narrativas que o autor se impôs e lhes impôs. O elefante e o seu cornaca têm nome, como outras personagens que figuram nos manuais de história, embora apareçam também pessoas anónimas, gente com quem os membros da caravana se vão cruzando e com quem partilham perplexidades, esforços, ou a harmoniosa alegria de um tecto depois de tantas noites dormidas à intempérie."

A narrativa, como o título objectivamente indica, é baseada num facto histórico: um elefante asiático de nome Salomão que percorreu o caminho entre Lisboa e Viena (mais de metade da Europa). A ideia terá surgido quando o escritor encontrou um restaurante chamado "O Elefante" na Áustria.

Poderá vir considerada uma grande obra, inédita até, uma vez que poderia nunca ter sido concluída se José Saramago tivesse morrido da doença.

Jimmy Page e Leona Lewis fecham os Jogos Olímpicos

A improvável dupla interpreta "Whole Lotta Love", tema dos Led Zeppelin no encerramento da cerimónia. No final, David Beckam envia uma bola de futebol para a audiência como convite para os próximo Jogos Olímpicos, a realizar em Londres em 2012.

Aqui fica o vídeo:

sábado, 23 de agosto de 2008

Filme de Botelho em Nova Iorque


O realizador português tem o seu novo filme "A Corte do Norte" seleccionado para o 46th New York Film Festival, a decorrer entre 26 de Setembro e 12 de Outubro. A película resulta de uma adaptação do romance de Augustina Bessa-Luís e foi filmada em formato digital.

A Corte do Norte viaja pelos mistérios de cinco gerações de mulheres, com o teatro como eixo central. A actriz Ana Moreira é a protagonista, interpretando sete personagens distintas, através de tempos diferentes (entre 1860 e 1960). Do elenco fazem também parte Rogério Samora, Margarida Vila-Nova, Ricardo Aibéo e Custódia Gallego. A desaparecida Emília de Sousa é a figura central do enredo, inspirada na actriz Emília das Neves, a primeira grande vedeta feminina da representação dramática em Portugal.
A história passa-se na Madeira mas a rodagem foi feita em Lisboa, Guimarães e Sintra. Está prevista a inclusão de algumas imagens de exteriores captadas na ilha já depois da montagem.

João Botelho afirma que "Este romance da Agustina é o grande romance da epopeia da Madeira. É uma história de família, gerações, mulheres. E as mulheres de Agustina são sempre fortíssimas, cheias de energia".

Por terras portuguesas, o filme terá estreia na primeira quinzena de Novembro...

Call Girl em Montréal


O polémico filme de António-Pedro Vasconcelos, que levou até A`s salas portuguesas mais de 100 mil espectadores vai ser exibido no Festival de Cinema do Mundo de Montréal, que começou dia 21 e se irá prolongar até dia 1 de Setembro, acolhendo películas de 70 países em competição.

Exposição: Músicos que morreram aos 27


"Forever 27" é o título de uma exposição de fotografia que pode ser vista nas Galerias Proud Camden em Londres até 9 de Novembro gratuitamente. Tal como o nome indica, refere-se a trabalhos fotográficos de alta qualidade onde estão incluídos cerca de 30 músicos que morreram com 27 anos. Como é de esperar, os principais artistas abordados são Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Brian Jones e Kurt Cobain. Quanto aos fotógrafos, poderemos apreciar obras de Phil Townsend, Steve Double, Jill Gibson ou Joe Sia.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Há 100 anos...


Henri Cartier-Bresson morreu há quatro anos, mas nasceu há cem (1908-2004). Comemora-se então hoje centenário de um dos mais (se não "o" mais) emblemático e marcante fotógrafo do século XX. Trazendo o mundo à película e a película ao mundo, o francês foi considerado o pai do fotojornalismo e abordou de uma forma crua mas original assuntos como a guerra, a miséria, a diferença, a arte, a cultura e os diferentes costumes de cada país. Conseguiu deste modo descrever o ser humano em imagens, apelando para a visualização da sua natureza em bruto, marcado pelo seu campo no agir. Tanto a crueldade como o amor, a agonia e a felicidade, o burlesco e a pobreza, e mais aspectos contraditórios, foram contrapostos ao longo da sua obra, que é a meu ver uma das mais apaixonantes de sempre.
Quem disse que a informação não é também arte?

Novo álbum dos Cure: 4.13 Dream


Finalmente um título foi dado ao novo álbum dos The Cure, que tem data marcada para 13 de Outubro. Chama-se 4.13 Dream e este título deve-se ao facto de serem 4 os elementos que permanecem na banda e este o seu 13º registo.

Recorde-se que ao longo destes meses de espera desde Maio (primeira data marcada para o lançamento), a banda britânica editou quatro dos seus singles no dia 13 de cada mês: "The Only One", "Freakshow", "Sleep When I'm Dead" e "The Perfect Boy", todos com lados B (que não fazem parte do alinhamento original) e que podem ser vistos aqui.

Imagem oculta em quadro de Van Gogh

Uma nova técnica aplicada de raios X e um acelerador de partículas permitiu que uma equipa de cientistas da Holanda (Universidade de Tecnologia de Delft) e Bélgica (Universidade de Antuérpia) reconstituissem com exactidão uma obra que se encontrava escondida por trás da pintura "Pedaço de Relva", do famosíssimo impressionista holandês Vincent van Gogh.
O avanço tecnológico permitiu a reconstituião da pintura de uma mulher a cores integral, sobre a qual o artista pintou a outra obra, exposta actualmente no Museu Kröller-Müller, em Otterlo (Holanda). Os peritos afirmaram que Van Gogh reciclava as suas próprias telas, pintando por cima das suas obras mais antigas. Acreditam ainda que um 1/3 das suas primeiras pinturas se encontra de baixo das suas obras mais conehcidas, pelo que irão aplicar esta técnica de sucesso a estas. Assim, a evolução na sua pintura será mais facilmente compreendida.

O vídeo que se segue explica virtualmente em detalhe o que a técnica permitiu:

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Joan As Police Woman e CSS em Portugal




A compositora, liricista, guitarrista, pianista e violinista Joan Wasser vem de Brooklin para passar pelo Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor em Guimarães dia 8 de Novembro e pelo Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra dia 9. As brasileiras (e o brasileiro) Cansei de Ser Sexy vão compensar o seu cancelamento no Optimus Alive!08 com dois concertos para apresentar o último álbum Donkey (em Concertos@Optimus):

Coliseu dos Recreios, Lisboa - 28 de Outubro

Plateia em pé/geral/galeria - 23€
Camarote 1ª frente (seis lugares) - 27€
Camarote 1ª lado (cinco lugares) - 25€
Camarote 2ª frente (seis lugares) - 25€
Camarote 2ª lado (cinco lugares) - 23€

Teatro Sá da Bandeira, Porto - 29 de Outubro: 23€

Spiritualized® no David Lettermen

A banda apresentou o tema "You Lie, You Cheat" do recente álbum Songs in A&E no famoso programa norte-americano, presenteando a audiência com um furioso espectáculo de shoegaze de poucos minutos.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Glasgow nomeada Cidade da Música pela UNESCO


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) atribui este prémio à cidade escocesa, que passa a ser então a terceira com este galardão, em conjunto com Sevilha e Bolonha. A Escócia é actualmente o único país do mundo com duas distinções culturais pelas Nações Unidas, dado que há quatro anos, em 2004, Edimburgo foi eleita Cidade da Literatura.

A nomeação advém principalmente de o produto gerado pelo mercado musical da cidade ser cerca de 95 milhões de euros desta indústria empregar um total de 2922 pessoas. Para que tal aconteça é necessário lembrar nomes como Orquestra Nacional da Juventude e da Academia Real da Música e da Dança Escocesa que tem aqui a sua sede, eventos de música tradicional como o Celtic Connections, eventos de jazz como Glasgow International Jazz Festival e ainda bandas como Franz Ferdinand, Belle & Sebastian ou Fratellis.

LeRoi Moore (1961-2008)

Vestir literalmente a música favorita


A notícia que se segue é tida como uma das possíveis salvações da indústria musical, sendo contudo mera especulação.

Hanna Rochelle Schmieder é norte-americana e é a mentora da Lyric Culture, empresa que se dedica a criar peças de roupa muito especiais: t-shirts, calças, cintos, mas baseados em letras de músicas. Como é que isto pode ajudar então a indústria? À partida parece tratar-se apenas de uma empresa cujos lucros são para fins privados, só que na realidade 30 cêntimos a 12€ (numa fase inicial) por peça reverte para os autores dos temas, mesmo não tendo sido estes a cantá-los ou a notabilizá-los.

Schmieder disse que a ideia lhe surgiu aquando da escrita de uma letra nuns jeans, afirmando até que "Trata-se de gerar receitas para os músicos. As editoras ficam com um parte dos lucros da digressão e do merchandising, mas não ficam com parte disto".

Os modelos da primeira colecção, apelidada de "The Revolution Colection" contemplam peças com letras dos Beatles e David Bowie e podem chegar a custar 380€. Para vê-la basta aceder ao site da Lyric Culture.

Pessoalmente, com preços tão elevados por peça e em relação à quantia revertida, sou um pouco céptico em relação ao sucesso inicial. Mas obviamente tudo muda com o tempo.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

David Goldblatt: Intersecções Intersectadas


"Internacionalmente reconhecidas, as fotografias de David Goldblatt estão profundamente radicadas na realidade da África do Sul. Até à abolição do regime do apartheid, em 1994, o artista confinou-se deliberadamente às imagens a preto e branco, escrutinando as condições de vida da dominante classe branca e as da restante população, fortemente discriminada. Depois de 1994, Goldblatt aventurou-se no domínio das imagens a cores de paisagens de grande escala. Que significado tem para um artista uma mudança profunda na realidade a que estivera ligado anos a fio?"

Esta exposição pode ser vista no Museu de Arte Contemporânea de Serralves (de onde foi transcrita a citação) no Porto até 12 de Outubro. Em 11 de Setembro existirá uma visita guiada às 18:30 por Ulrich Loock em inglês.

domingo, 17 de agosto de 2008

Crítica negativa a Houellebecq


Michel Houellebecq, polémico escritor francês, voltou a dar que falar, desta vez pela negativa. Decidindo realizar o filme resultante da adptação da sua obra de 2005 "La Possibilité d'une Île", o escritor afugentou a crítica de Locarno, onde o apresentou. Os jornalistas saíram a meio e os críticos que resistiram classificaram-no como "ímpossível", "insuportável", "ridículo" ou mesmo "uma catástrofe".
Não tendo lido nem visto o filme, não poderei dar opinião, contudo o Le Figaro, jornal diário francês escreveu: "Muito contestado pela crítica literária, Houellebecq, que já falhou duas vezes Goncourt, vai ser seguramente massacrado pelos críticos de cinema".

adaptado de Expresso

Filme sobre Woodstock


O Festival de Música e Artes de Woodstock, que teve lugar em Bethel (Nova Iorque) em 1969 e mais de 400 mil espectadores vai ser agora adaptado a filme por Ang Lee, realizador conceituado que trouxe até nós obras como "Brokeback Mountain" ou "Lust, Caution". O mítico evento onde Kimmt Hendrix pegou fogo à guitarra e a ocou com os dentes irá de novo ao grande ecrã após 40 anos. Chamar-se-á "Taking Woodstock" e tem estreia marcada para 2009. Encontra-se em pré-produção e o ponto de vista do argumento é inovador e original: Ang Lee decidiu que este girasse em redor de Elliot Tiber, um decorador gay nova-iorquino que foi proprietário do hotel que teve alojadas as estrelas e organizadores do festival que traduziu a ideologia de toda uma geração hippie e pacifista, centrada nos valores e comportamentos sexuais como actos de libertação do ser humano. Sabe-se que Tiber foi contrariado tomar conta do hotel que pertencia à sua família, mas a verdade é que o espanto foi muito aquando da visita de Jimmy Hendrix, Joan Baez, Janis Joplin ou Joe Cocker ao estabelecimento...

sábado, 16 de agosto de 2008

50 por Madonna


Madonna Louise Veronica Ciccone Ritchie, diva da da pop, completa hoje 50 anos.

Svefn-g-englar nomeada para melhor vídeo

A MTV UK está a levar a cabo uma votação para eleger o melhor vídeo de todos os tempos. Entre a lista dos nomeados estão "All Is Full Of Love" (Björk), "Just" (Radiohead), "Subterranean Homesick Blues" (Bob Dylan), "Smells Like Teen Spirit" (Nirvana) ou "Go With The Flow" (Queens of the Stone Age).

"Sven-g-englar", de Agaetis Byrjun, é o vídeo dos Sigur Rós que foi nomeado. Nele pode ver-se a expressão da felicidade em deficientes mentais, num ambiente etéreo, focando aspectos da vida e da morte:

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Wall.E


Estreia hoje a nova animação da Disney/Pixar

Sinopse: Há 700 anos, os humanos abandonaram a Terra, mas sonham voltar um dia. Para trás, ficou apenas Wall.E, um pequeno robô muito curioso e que se sente um pouco sozinho. Até ao dia em que chega a bela Eve, uma sofistica robô, que percebe que Wall.E pode ter descoberto, inadvertidamente, a solução para o futuro da Terra. Wall.E encanta-se por Eve mas ela corre de volta para o Espaço para contar aos humanos que a hora por que há tanto esperam pode estar perto. Talvez, por fim, seja seguro regressar à Terra, voltar a casa. Wall.E, no entanto, não desiste da sua amada robô e persegue-a galáxia fora, numa divertida aventura. Wall.E chegou para encantar e percebe-se porquê: pertence às melhores famílias e foi criado pelos humanos responsáveis por "À Procura de Nemo", "Carros" e "The Incredibles - Os Super-Heróis".

Os melhores logotipos de bandas

O site de música Gigwise elegeu os 50 melhores logótipos de bandas, elemento vital para a sua identificação.

A lista pode ser consultada em Blitz e para os leitores que desejem ver a imagem ao mesmo tempo, aqui.

Não concordo mito com a lista, mas bem, a apreciação estética fica ao critério de cada um. Contudo, os primeiros lugares são de facto uma marca!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Dia 13 - Dia de Single dos Cure!



Hoje os Cure lançam o último single do álbum que será editado em Setembro, chama-se The Perfect Boy e tem como B-side Without You. Parte dele pode ser ouvida no site oficial da banda.

Isaac Hayes (1942 - 2008)

Nova música de Franz Ferdinand


Lucid Dreams é a nova faixa dos escoceses Franz Ferdinand, que actuaram no passado dia 10 de Agosto no Festival Sudoeste. A música pode vir a ser incluída no alinhamento no novo álbum da banda que sairá em 2009. Como ainda não sabem que rumo seguir para a concepção final do álbum, os Franz Ferdinand não prometem que esta seja uma música obrigatoriamente incluída no novo registo. Afirmam sobretudo que é uma de muitas das novas músicas que já compuseram, agora a decisão difícil será saber quais delas escolher, dado que dizem poder fazer imensos álbuns totalmente diferentes com os diferentes conjuntos que podem vir a seleccionar.

Basta seguir este link pertencente ao site oficial da banda para ouvir em stream a faixa e colocar o e-mail e o país de origem.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Björk: magia no Sudoeste


Foto de Rita Afonso

Para muitos o concerto da islandesa, dia 7 de Agosto, foi considerado o melhor da edição deste ano.
Três minutos depois da hora marcada, as luzes do palco apagam-se e o colectivo de sopros Wonderbrass entra nele triunfantemente. Uma breve introdução é seguida do primeiro single de Volta, Earth Intruders, aquando da entrada da senhora no palco sob a forma de deslize nas suas vestes coloridas e bastante excêntricas, como já é hábito, noemadamente após o aspecto tribal do seu último álbum. Com chapéu de medusa, e rodeada por jactos de fogo e manto luminoso em tons escarlate... os gritos da personagem ecoavam pelo recinto. Quando tirou as vestes do ser mitológico, mas não deixando de ser menos mítica, Björk faz uma incursão vertiginosa pela sua obra, deixando a maior parte boquiaberta perante tal grandeza e garra. Para mim os momentos altos do espectáculo foram a grande explosão de confettis e lasers em Army of Me, as faixas em islandês e claro, o encore, protagonizado pela fantástica Declare Independence também de Volta.
O palco era constituído por bandeiras penduradas de cores quentes (amarelo e vermelho) que tinham desenhos de animais gravados. O espectáculo luminoso terá sido esplêndido e o concerto psicadélico e extra-sensorial, como uma viagem à terra do mito e da fantasia islandesa e tradicional, bem como pela própria criação da cantora, hipnotizou a grande maioria da audiência.

O alinhamento foi:

Brennid Bid Vitar
Earth Intrudes
Hunter
Pagan Poetry
Hope
All Is Full Of Love
The Pleasure Is All Mine
Overture
Immature
Army of Me
I Miss You
Who Is It
Vökuró
Wanderlust
Hyperballad
Plútó
Anchor Song

Declare Independence


Declare Independence

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

AVISO

Devido a uma viagem, creio que o blogue não será actualizado até terça-feira, 12 de Agosto.

Peço desculpa aos visitantes.
Obrigado

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Paredes de Coura: Jokers

A personagem Joker do filme "The Dark Night", último papel que Heath Ledger desempenhou em vida (e que se acredita que lhe irá valer um Óscar póstumo), teve direito a uma homenagem no festival minhoto:

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Alice no País de Tim Burton...


Alice no País das Maravilhas irá ser adaptado ao cinema pelo realizador Tim Burton. As filmagens irão começar em Setembro em Plymouth, Inglaterra. Para os castings pedem-se mulheres com cabelo comprido, homens com barba ou patilhas, mas ambos disponíveis laboralmente e por semanas, para filmar naquele que dará um excelente cenário da época vitoriana.

A única presença confirmada é a da jovem australiana de 18 anos Mia Wasikowska, que desempenhará o papel principal de Alice.

Off With Their Heads, por Kaiser Chiefs


O já polémico álbum dos Kaiser Chiefs já tem título e data de edição: Off With Their Heads a 13 de Outubro. Mais uma vez refiro que este será um mês bastante recheado musicalmente...Bem o facto de o álbum estar a dar polémica está relacionado com a anunciada mudança de estilo da banda que poderá chocar demasiado os fãs. Fala-se em influências de Talking Heads, Tom Tom Club, The Go-Gos, The Move ou Elo. Fala-se numa incursão pelo dançável. Isto tudo soa estranho a quem viu nascer os Kaiser Chiefs como uma das melhores bandas indie da década, já que é premiada pelo seu estilo muito próprio e diferente do que até então tinha sido feito, dando alguns dos melhores concertos de sempre pela presença e energia em palco, assim como pelo incentivo ao público, que se rende ao seu som, mesmo não conhecendo ou pensando não se identificar com este. O caminho lírico, que seguiu as malhas da sátira social, nomeadamente ao mundo do trabalho parece estar a perder-se um pouco, mas nunca podemos estar certos. Pelo que ouvi, Never Miss A Beat e You Want History continuam originalmente a segui-lo. Cite-se o início da primeira: "What did you learn today? (I learned nothin')/What did you learn at school? (I didn't go)/Why didn't you go to school? (I don't know)". Estes temas novas, apresentados ao público ao vivo são promissores, mas nunca se sabe o que de um estúdio pode vir. Sinceramente, sinto medo, mas ao mesmo tempo confiança.

O alinhamento de Off With Their Heads é o seguinte:
1. Spanish Metal
2. Never Miss A Beat
3. Like It Too Much
4. You Want History
5. Can't Say What I Mean
6. Good Days Bad Days
7. Tomato In The Rain
8. Half The Truth
9. Always Happens Like That
10. Addicted To Drugs
11. Remember You're A Girl

Esperemos mesmo que Mark Ronson, Eliot James e David Arnold não tenham sido más influências no percurso dos britânicos de Leeds, que têm já hoje estatuto de uma das grandes bandas de estádio actuais. Bem, tenho fé que a "excentricidade" e o "bizarro" referidos na imprensa inglesa sejam no bom sentido e a originalidade da banda triunfe mais uma vez...

O primeiro single será Never Miss a Beat, que sairá a 6 de Outubro, com Lily Allen em backvoice. A rapariga irá fazer também parte vocal em Always Happens Like That. Ricky Wilson afirma que o álbum já está terminado e que entretanto estão a trabalhar no seu artwork e no vídeo.

Para aguçar o apetite, versões ao vivo de "You Want History", "Never Miss A Beat", "I Can't Say What I Mean" e "Half the Truth", respectivamente:



Bilhetes para Sigur Rós à venda


O concerto mais aguardado pela minha pessoa este ano tem já preços. Para relembrar, o espectáculo da banda islandesa tem lugar dia 11 de Novembro no Campo Pequeno.

A tabela de preços é a seguinte:
Galeria 2: 24€
Galeria 1:25€
Plateia em pé:30€
Bancada: 35€

O anúncio foi feito ontem no site oficial dos Sigur Rós.
O concerto terá início Às 21:00 horas e servirá como promoção do novo álbum da banda editado em Junho passado: Með suð í eyrum við spilum endalaust.

Os bilhetes podem ser comprados pela ticketline.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Kraftwerk - o documentário


Kraftwerk and the Electronic Revolution é o novo documentário sobre a banda alemã que chega às lojas a 2 de Setembro sob a forma de DVD. O filme centra-se no papel que a banda teve na história e na evolução da música electrónica, não deixando de parte entrevistas exclusivas e imagens de actuações ao vivo. Como extras, o DVD traz The Dusseldorf Scene vs The Hamburg Scene.

domingo, 3 de agosto de 2008

dEUS em Paredes de Coura: Epílogo


Foto de Miguel Puga

E os belgas deram o melhor concerto do festival! (pelo menos na minha opinião). O indie rock característico dos senhores de Antuérpia liderados por Tom Barman arrasou a noite de ontem, levando até aos fieis oradores o poder divino da sua música. Tudo começou com a nova Slow, onde o erotismo e o underground se completam numa psicadélica incursão. Mais momentos de Vantage Point, o mais recente registo da banda editado este ano, premiaram a noite: o sarcasmo de The Architect, a sensualidade de Is A Robot, o rock lascivo de Favourite Game e "Oh Your God" ou a balada dos fumadores "Smokers Reflect". A banda apresentou êxitos do passado, como "Suds and Soda", "Nothing Really Ends", "Feel Off The Floor, Man", a fabulosa "Instant Street" ou a romântica "Roses". Tudo terminou com "Serpentine", do álbum "In a Bar, Under the Sea", de 1996. Mas houve outro momento que assinalou o final do grandioso e furtivo espectáculo: Tom Barman prometeu voltar a Portugal em Outubro para dar dois concertos em salas fechadas no mês de Outubro, um em Lisboa e outro no Porto. Escusado será dizer que a ânsia pelos dEUS em concerto de nome próprio ficou no ar e os fãs juraram a pés juntos não perder um deles.
As luzes negras contrapostas às brancas eram o cenário simples mas adequado do palco, existindo durante algumas músicas focos amarelados e acastanhados, que permitiam ver o charme do senhor belga e dos restantes membros por ele apresentados. Todos vestidos a rigor. Tom premiou várias vezes a audiência com um tosco mas agredecido "Obrrigá!".
Agora resta esperar pelo próximo...

Instant Street, para mim claramente um dos momentos altos. Quando Barman troca da semi-acústica para a eléctrica a banda claramente coquista o momento. Todos se envolvem de tal modo na música que dá gosto ao espectador apenas observar o espectáculo.

The Architect

sábado, 2 de agosto de 2008

Editors em Paredes de Coura: Epílogo

Os 4 rapazes vindos de Birmingham deram ontem um grande espectáculo na estância minhota, recorrendo como sempre ao ambiente limpo luminoso e frio no palco (como um alarme) e à dinâmica indie e post-punk que tanto os caracteriza, nomeadamente nos riffs de guitarra, onde o agudo se difunde comos e de um grito se tratasse. A mensagem urgente e urbano-depressiva de Tom Smith ainda faz mossa em centenas de fãs que puderam ontem (re)ver os Editors. A banda tocou desde os êxitos de The Back Room, como Munich, Blood, All Sparks ou Bullets aos recentes Smokers Outside The Hospital Doors, Bones, a fabulosa An End Has A Start (homónima do último álbum) e aquele que para mim foi o ponto alto do concerto: The Racing Rats, mostrando bem aquele que embora muito homogéneo, é de certeza o estilo dos Editors, que criaram e se conseguiram afastar de algumas comparações a bandas post-punk britâncias das décadas de 70/80. À mistura, muitos incentivos por parte da banda, berros, "Obrigado's" e claro, a habitual e inigualável postura de Tom Smith (inclinado em ângulo estranho, olhos fechados, acordes breves e repetidos levemente, boca aberta e repentina mudança de direcção, postura ao piano, ligeiros headbangs), que de modo nenhum se superiorizou aos colegas, apresentando-os devidamente.

Munich

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sex Pistols em Paredes de Coura: Epílogo


Foto de Miguel Puga

Tudo começou com um Good Fucking Evening! de Johny Lydon, já que após ter arranjado os dentes e por fim à imagem eterna do vocalista com dentes podres, Rotten não faria sentido. Contudo, os espectadores não pareceram ligar muito a este facto e todos se empolgaram com o velho punk que lhes aparecia na frente, como se de um deus se tratasse. As calças ao xadrez e a t-shirt rasgada com letras "Pretty Vacant", tema de abertura, levaram até o mais selvagem dos punk rockers a comover-se. O cenário era igualmente mínimo e simples, à boa maneira dos Pistols, com um pano onde para além do logotipo simulador em letras de jornal, possuía duas ceifeiras mecânicas destruidoras e a inscrição "Combine Harvester - 2008", noem da tour (Ceifeira de Liga). bandeiras de Inglaterra e do Reino Unido encontravam-se por ali também. Lydon, Glen Matlock (substituto do falecido Sid Vicious), Steve Jones e Paul Cook apresentaram-se no primeiro concerto em Portugal com uma atitude bastante diferente, nada punk de todo. Para além da imprensa controlada, proibição da transmissão do concerto, do espectáculo limitado e de frases como "Are we that bad?", "Heart, Love!" ou "Your Sound Is Fucking Shit" (resultante de uma preocupação com a amplificação de um microfone, que antes nunca teria sido causa de aborrecimento da banda), ocorreu invasão de palco e Johny ameaçou para com o seu trabalho repreendendo os espectadores autores do feito.
Mas a noite não se limitou a isto...os Sex Pistols não vieram brincar e brindaram a audiência com os temas mais famosos "Bodies", "Submission", "Holiday in the Sun" (considerado o ponto alto do concerto e altura em que Lydon elogiou o fantástico sol português), "Anarchy in the UK" e a nada desactualizada "God Save the Queen". O segundo encore teve ainda espaço para covers de "Silver Machine" e "Roadrunner", respectivamente dos Hawkwind e dos Modern Lovers.
Houve projecção de copos, de líquidos dos copos, moche, berros, apupos, mas sobretudo loucura em estado bruto. Johny Rotten, embora de forma mais lenta devido à idade, fez os mesmos gestos, arregalou os olhos e fez ecoar bem os seus "rrrr's" irlandeses pela estância minhota. Afinal de contas, ninguém imaginava 31 anos depois ver os Sex Pistols no nosso país!

Aqui fica a introdução do concerto:

CD+DVD Live dos Clash em Outubro


Para além de Dylan, os Clash decidiram lançar a 15 de Outubro um CD+DVD com actuações raras ao vivo. O CD inclui 15 temas retirados de um concerto no Shea Stadium, que foi encerrado este mês em Nova Iorque. Já o DVD, intitulado "The Clash Live - Revolution Rock" possuirá 20 temas retirados de actuações ao vivo que marcaranm importantes ocasiões na carreira da lenária banda punk britânica.

Mas não só de suportes audiovisuais alimenta os espectadores. Está marcada para 3 de Outubro a edição de uma nova biografia "The Clash By The Clash".

Para ver alinhamento do DVD, clicar aqui.

Vampire Weekend - Cape Cod (Kwassa Kwassa)


Em 2007, este foi o single de estreia dos Vampire Weekend, mas só agora teve direito a um videoclip. Nota-se uma discrepância entre este e os anteriores dado que o orçamento actual da banda aumentou significativamente. Podemos inclusivamente ver uma espécie de tributo aos Cure, quando os elementos da banda aparecem disfarçados de elementos da banda post-punk de Robert Smith no final.

Coldplay - Viva La Vida


"Viva La Vida" era já a música mais responsável pelo sucesso do álbum Viva La Vida and Death and All His Friends. Este e´o vídeo que foi divulgado hoje pelo site oficial da banda.

Para quem quer ver o vídeo alternativo, realizado por Anton Corbijn e inspirado num dos Depeche Mode ("Made Out Of Love"):